domingo, 29 de março de 2020

DE COMO O PAÍS DESPERDIÇOU A CHANCE DE SER PODEROSO FORNECEDOR DE BENS A INDÚSTRIAS DE BEM ESTAR NO EXTERIOR

.
Em mais um de seus oportunos e instigantes textos, Luis Nassif aborda tema de importância ímpar, razão pela qual nos permitimos trazê-lo à consideração deste Blog. (Efetivamente, trata-se da apresentação - espécie de 'lead' - de entrevista concedida por Carlos Gadelha, da Fiocruz, ao GGN).
....
"O país poderia ter se convertido no maior fornecedor das chamadas indústrias de bem estar para os demais países baleia e, ao mesmo tempo, atender à sua população. O programa esbarrou em órgãos de controle despreparados e na criminalização de qualquer iniciativa visando a produção interna. Chegou-se ao cúmulo de denunciar membros do programa pela compra de vacinas do Instituto Butantã, pelo menor preço de mercado da época, apegando-se a meras burocracias."

       Carlos Gadelha, da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Como a saúde pode ser o grande motor da recuperação econômica do país 

Por Luis Nassif 

Ao lado de José Gomes Temporão, ambos da Fiocruz, Carlos Gadelha ajudou a montar o mais completo programa de política industrial do país.
Com visão de economia, mercado e saúde, ambos desenvolveram as ideias centrais do Programa de Desenvolvimento Produtivo (PDP) destinado a desenvolver uma capacidade nacional de produção para a saúde, criando uma vocação industrial para o país e atendendo às demandas da população.
O país poderia ter se convertido no maior fornecedor das chamadas indústrias de bem estar para os demais países baleia e, ao mesmo tempo, atender à sua população.
O programa esbarrou em órgãos de controle despreparados e na criminalização de qualquer iniciativa visando a produção interna. Chegou-se ao cúmulo de denunciar membros do programa pela compra de vacinas do Instituto Butantã, pelo menor preço de mercado da época, apegando-se a meras burocracias. Não fosse a coragem dos funcionários públicos, de enfrentar até ameaça de prisão, o Brasil não teria condições de produzir as 75 milhões de vacinas contra a gripe, essenciais para separar a gripe do coronavírus.
Quando o programa entrou na fase de produção de equipamentos, fornecedores internacionais recorreram à indústria da anticorrupção para destruí-lo. O programa abriu espaço para a fabricação interna de equipamentos, incluindo os respiradores. Senadores resolveram denunciar o programa para o TCU, pelo fato de privilegiar empresas nacionais. O programa acabou suspenso.
Na entrevista ao GGN, Gadelha conta como foi montado o programa de articulação de todas as áreas do governo em torno do complexo da saúde. E fala da importância de ressuscitar o conceito da saúde universal e da possibilidade do complexo da saúde se transformar na grande alavanca para a próxima etapa do desenvolvimento nacional.  -  (Fonte: Jornal GGN - Aqui).

[Para conferir a íntegra da entrevista, clique Aqui].

Nenhum comentário: