sábado, 28 de março de 2015

ECOS DA CPI DO HSBC: A PERFORMANCE DE FERNANDO RODRIGUES


Rodrigues e os álibis para fugir da notícia

Por Luis Nassif

O jornalismo e a política são terrenos favoráveis ao exercício da hipocrisia. Mas Fernando Rodrigues extrapolou na audiência na CPI do HSBC.

Indagado sobre o motivo de ter sentado em cima da notícia - segurou por seis meses as informações da lista -, fez um ar falsamente indignado, impostou a voz, e acusou a COAF e a Receita de lentidão na apuração do material que ele zelosamente selecionou para sua análise - os 300 e poucos nomes entre os 8 mil, separados de acordo com critérios nebulosos.

Ou seja, selecionou nomes, sabe-se lá por quais critérios, remeteu ao COAF e à Receita - cujos processos de investigação são necessariamente mais lentos do que o jornalístico - e sentou no material por seis meses.

Que nomes ele enviou para a Receita e para o COAF? Quais os critérios que adotou?

Nas últimas semanas, os nomes divulgados revelaram os critérios: não se pejou em divulgar nomes de artistas conhecidos como se fossem suspeitos.  E fez jus à fama de "listeiro" - o jornalista que recebe uma lista e publica sem saber bem o que fazer com ela.

Para chegar a esses nomes, Rodrigues se baseou nas contas registradas em nomes de seus titulares - com algumas exceções, as menos suspeitas - e selecionou as celebridades.

Ora, nenhum trambiqueiro profissional registra as contas em seu próprio nome. Os golpistas profissionais constituem holdings, empresas offshore em paraísos fiscais. Elas é que têm a titularidade das contas.

Fosse um repórter de fôlego teria ido atrás das contas de holding, das empresas offshore.

Aqui mesmo mostramos o roteiro: pegar o endereço registrado ou no HSBC ou no país de constituição da off-shore e conferir quem mora nele. Foi assim que um leitor ajudou a descobrir a conta de um membro da família Tuma.

Rodrigues teve meses e meses para fazer esse trabalho. Não moveu uma palha. Se não tinha sequer a identidade dos titulares das firmas offshore, se sequer pesquisou os donos dos endereços mencionados, que raios de seleção foi feita? (Para continuar, clique aqui).

Nenhum comentário: