quarta-feira, 18 de março de 2015

POST DA SEMANA PASSADA

                                      Lisa Mackey, consultora.

'As empregadas perderam a noção de limite', diz consultora

Do jornal O Globo, coluna 'Gente boa', por Cleo Guimarães

Lisa Mackey usa sua experiência pessoal e uma pesquisa feita com 150 mulheres entre 35 e 45 anos para dar um “curso de atualização para secretárias do lar”, no próximo dia 25. Ela conversou com a coluna.

Por que você criou este curso?

Porque eu passei um ano e meio trabalhando em casa e quase enlouqueci com as empregadas.

Como assim?

Senti que elas perderam a noção do limite. Teve uma que eu pedi para chegar às 7h30 e botar a mesa do café. Ela disse para mim: “Eu não! Imagina se vou botar mesa de café para madame!”. Essa falta de limite foi muito lembrada também na pesquisa que fiz.

Quais as falhas mais comuns citadas na pesquisa?

Alguns exemplos: empregada que pendura o pano de prato no ombro; a que fala muito ao celular e depois diz que não deu tempo de passar toda a roupa; a que se recusa a usar touca e uniforme; e as que ficam falando das tragédias do bairro onde moram. (Aqui).

....

DaCosta.

Certas donas de casa provavelmente recordam a situação reinante anos atrás e, olhos marejados, sussurram: 'Bons tempos, aqueles...'.

Afinal, como dizia o velho Ivan Lessa: "Onde, num passado não tão remoto, se lia 'sai uma, aparecem cinquenta solícitas e submissas criadas', leia-se 'Não é mais bem assim, sabe?'".

Claro está, porém, que dignas relações de trabalho envolvem direitos e deveres...

Nenhum comentário: