terça-feira, 23 de outubro de 2012

INTERNET: DADOS DESNUDADOS

No cartum à esquerda (1993), o vira-lata diz para o outro que usando a Internet ninguém fica sabendo que ele é um cão. Sob a ilustração à direita (2011), a lista dos itens 'disponibilizados' pelos novos recursos tecnológicos (texto abaixo).

Segundo o blog Contabilidade Financeira (aqui), artigo publicado no site norte-americano ProPublica destaca que alguns cookies instalados nos computadores estão 'amealhando' informaçãoas sobre as preferências políticas dos internautas. Tais informações, somadas à estimativa de salário, local provável de onde você mora, entre outras, estão engordando os bancos de dados de empresas, como a CampaignGrid - a qual, destaca o articulista, montou uma apresentação onde informa que os usuários da internet não são anônimos (ilustração acima).

O ProPublica identificou sete empresas capazes de rastrear as preferências políticas dos usuários. Algumas destas empresas estão trabalhando em conjunto com companhias maiores tais como Facebook, Yahoo ou Microsoft. As informações coletadas abrangeriam 80% dos eleitores dos Estados Unidos.
 
É, já não se fazem intimidades como antigamente... 

Nenhum comentário: