sexta-feira, 5 de outubro de 2012
50 ANOS DE LOVE ME DO
O primeiro single dos Beatles, Love Me Do / P.S. I Love You, foi lançado na Inglaterra em 5 de outubro de 1962, mesmo dia da estreia de Dr. No, o primeiro filme de James Bond. O texto abaixo fala da gravação nos estúdios de Abbey Road. No post seguinte, em O Caminho dos Beatles para Abbey Road, os fatos anteriores ao inicio da carreira discográfica da banda.
Love Me Do – 2:20 - 5 de outubro de 1962
Uma das primeiras parcerias da dupla Lennon e McCartney, composta quando estavam na faixa dos 15 aos 17 anos, inspirada em Iris Caldwell, namorada de Paul. John reivindicava apenas a segunda parte, mas Paul lembra dela como esforço conjunto. Foi a primeira composição própria adotada pela banda ao vivo nas apresentações em Liverpool e Hamburgo, Alemanha. A letra é um tatibitati de "me ama, eu te amo, sempre serei fiel" etc.
É a única música dos Beatles gravada por três bateristas. Na audição com o selo Parlophone, da EMI, em 6 de junho de 1962, Pete Best era o baterista. Na sessão de gravação, em 4 de setembro, Ringo Starr já ocupava seu lugar na banda. O produtor George Martin não gostou da gravação e há duas versões a respeito. Ringo não mantinha o tempo e acelerava no refrão ou Ringo não conseguia sincronizar seu bumbo com o baixo, como mandavam os parâmetros de produção da época.
No dia 11 de setembro os Beatles voltaram ao estúdio 2 de Abbey Road para gravar uma segunda versão com o baterista profissional Andy White e Ringo relegado a uma pandeirola. Andy já tinha sido contratado porque Martin não gostou do desempenho de Pete Best e nem os Beatles, na época à procura de um substituto (ver post abaixo). Martin gravou com Ringo no dia quatro para ver como ficava.
Todas as três foram lançadas. Com Pete Best no primeiro volume da Antologia (1995), com Ringo nas primeiras prensagens do single na Inglaterra (5/10/1962) e no primeiro volume da coletânea Past Masters (7/3/1988) com palmas durante o solo de gaita de John. Com Andy, nas prensagens posteriores do single em 1962 e 1963 na Grã-Bretanha e na América (27/4/1964), no primeiro álbum, Please Please Me (22/3/1963), no EP The Beatles Hits (6/9/1963) e em 1.
Outro destaque de Love Me Do é a gaita cromática tocada por John Lennon (que se referia a ela como “gaita com botão” e a chamava de harp). Ele disse que foi uma influência de um hit da época, Hey Baby, do cantor americano Bruce Channell. Os Beatles tinham aberto o show de Channell no Tower Ballroom, de New Brighton, Inglaterra, em 21 de junho de 1962. Lá John conheceu o gaitista de Nashville, Delbert McClinton, da banda de Channell, a quem pediu que o ensinasse a tocar uma gaita que tinha roubado de uma loja em Arnhem, cidade holandesa perto da fronteira alemã, por onde passaram a caminho de Hamburgo.
(Clique AQUI para ler integralmente os posts e curtir vídeos de Love Me Do e outros).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário