terça-feira, 13 de março de 2012

INDEPENDÊNCIA: DE JACARÉ A JENIPAPO

Ilustração: João de Deus Netto.

.13 de março de 1823........margens do Rio Jenipapo, município de Campo Maior: a mais sangrenta batalha da Guerra da Independência: brasileiros e portugueses se enfrentam entre as nove horas da manhã e as duas da tarde. Resultado: cerca de 200 piauienses e cearenses mortos e mais de 500 feitos prisioneiros. As perdas representaram um terço do improvisado exército brasileiro composto em sua maioria por vaqueiros, comerciantes, alguns vereadores, um juiz, além de velhos e adolescentes. Os portugueses, comandados pelo major João José da Cunha Fidié, tiveram apenas dezesseis baixas - mas 'sentiram o drama': em vez de seguir para a capital Oeiras - por sua vez também rebelada -, rumaram para Caxias, Maranhão, onde, pouco depois, se renderam, sendo Fidié preso.

.Palavras do historiador Laurentino Gomes: "Infelizmente, a Batalha do Jenipapo costuma ser ignorada pelos brasileiros das outras regiões. Nunca é citada nos livros didáticos e raramente aparece entre os relatos da Independência. As tumbas dos seus heróis anônimos em Campo Maior contêm, no entanto, uma preciosa lição. É um erro acreditar que as regiões Norte e Nordeste apenas 'aderiram' ao império do Brasil depois que a independência já estava assegurada no sul do país. Por essa interpretação equivocada, a decisão teria se tornado inevitável diante da consolidação do poder de D. Pedro no Rio de Janeiro e do enfraquecimento da metrópole portuguesa às voltas com dificuldades políticas e financeiras. Na verdade, a independência nessas regiões foi conquistada palmo a palmo ao custo de muito sangue e sofrimento. Foi, portanto, uma vitória de todos os brasileiros." (Mais palavras do historiador AQUI).

................
.o que ocorreu antes da Batalha do Jenipapo........três dias antes, em Piracuruca, aconteceu a Batalha do Jacaré (córrego), envolvendo forças de Fidié e piracuruquenses (alguns dos quais foram mortos). As tropas portuguesas haviam partido de Oeiras rumo a Parnaíba, norte do Estado; na volta, entre Parnaíba e Campo Maior, são atacadas (atabalhoadamente - bem mais do que a ação quase improvisada que ocorreria três dias depois às margens do Jenipapo) por cidadãos de Piracuruca. O evento é quase inteiramente ignorado, mas o certo é que houve efetivamente um confronto, não obstante de proporções bem modestas relativamente ao Jenipapo.

.Piracuruca, a centenária cidade das praças bem cuidadas, soube, a exemplo de Campo Maior, cuidar bem do sonho da Independência.

2 comentários:

Marilia disse...

Oi Dodó,
querido amigo.
Adoro seus posts sobre
História do Piauí.
Beijos.

Dodó Macedo disse...

O Piauí é nosso queridão, cara amiga.
Um brande abraço.