terça-feira, 19 de janeiro de 2010

HAITI: ECOS

Os Estados Unidos, a França e o Brasil estão brigando pela predominância no Haiti, diz um artigo publicado no site da revista alemã Der Spiegel.

Como exemplo, a revista cita a decisão do presidente haitiano, René Préval, de passar o controle do aeroporto de Porto Príncipe para os americanos, o que causou uma chiadeira internacional e levou o ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, a dizer que os Estados Unidos praticamete "anexaram" o aeroporto.
.
França e Brasil protestaram formalmente em Washington porque aviões americanos receberam prioridade para pousar em Porto Príncipe enquanto aviões de organizações de ajuda eram desviados para a República Dominicana.

O Brasil, que lidera as forças da missão de paz no Haiti, não pensa em abrir mão do controle sobre a ilha e sustenta que a reconstrução do Haiti deve permanecer um projeto latino-americano.

A disputa diplomática em andamento "lembra o passado político da ilha", diz a revista, "quando constantemente os 8 milhões de haitianos se tornavam um joguete de interesses internacionais".
.
Ao que parece, quem está se comportando como joguete é a ONU. O Brasil que o diga.

Enquanto isso...

Nenhum comentário: