terça-feira, 23 de junho de 2020

MP DE CONTAS PEDE SUSPENSÃO DE SALÁRIO DE R$ 31 MIL DE MORO DURANTE A SUA QUARENTENA DE EX-MINISTRO

.
"Procurador diz que salário configura 'acumulação indevida' de funções, uma vez que Sergio Moro também recebe como colunista da imprensa. O ex-ministro, que deixou o governo em abril, estava proibido de prestar serviços à iniciativa privada."
..............
Foi enorme a preocupação em associar-se aos velhos parceiros, um dos quais - o Antagonista - tão eficaz na disseminação de informações vazadas ao longo da marcha da Lava Jato, como ensinado pela operação Mãos Limpas. Entretanto, a denúncia em tela pode resultar vazia, se o MP não se certificou de que o ex-juiz está efetivamente auferindo salário de seus parceiros pelos serviços oferecidos. Pois nada impede que se trate tão somente de edificante reciprocidade.


Brasil 247 - Além de correr o risco de perder o direito de advogar, diante do movimento de juristas que avalia entrar com uma ação na OAB, Sergio Moro pode também ficar sem salário.
O Ministério Público de Contas pediu a suspensão do salário de R$ 31 mil mensais de Moro, que receberia essa quantia durante a quarentena, até outubro, mesmo já estando fora do Ministério da Justiça desde o final de abril.
O subprocurador-geral da República, Lucas Rocha Furtado, pede que a Secretaria do Tesouro Nacional suspenda os pagamentos diante dos ‘indícios de descumprimento dos princípios da legalidade e da moralidade’. Ele alega que o salário configura "acumulação indevida" de funções pelo fato de Moro também atuar como colunista em veículos de imprensa.
A remuneração feita ao primeiro escalão acontece porque os integrantes que deixam o governo são proibidos de prestar serviços à iniciativa privada por seis meses após a demissão, exoneração ou aposentadoria por terem tido acesso a informações privilegiadas. Moro estava, portanto, proibido de prestar serviços à iniciativa privada.
Após deixar o cargo de ministro, Moro se tornou colunista da revista Crusoé, ligada ao site O Antagonista, e do jornal O Globo.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: