segunda-feira, 22 de junho de 2020

GILMAR: "FORÇAS ARMADAS NÃO SÃO MILÍCIAS DO PRESIDENTE"

.
É já que Bolsonaro, inspirado no general Leônidas, convoca o senhor Ives Gandra para teimar mais uma vez que, sim, as Forças Armadas estão sob o jugo do artigo 142 da CF1988, à disposição do Rei. E quem discordar é traidor da pátria e comunista.
"Milícia é organização criminosa". Certas obviedades devem ser ditas.
.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a afirmar, em entrevista à IstoÉ, que as Forças Armadas não têm função de poder moderador em uma disputa entre outros poderes.

"Todos nós temos essa visão. O artigo 142 não dá às Forças Armadas esse papel. E isso também nunca foi reivindicado pelas Forças Armadas. De uns tempos para cá é que se passou a falar desse papel, de intervenção militar, de autogolpe, mas isso nada tem a ver com a Constituição de 88", afirmou Gilmar.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a afirmar, em entrevista à IstoÉ, que as Forças Armadas não têm função de poder moderador em uma disputa entre outros poderes.
"As Forças Armadas têm cumprido o seu papel, usando o artigo 142 na GLO, para a guarda da ordem. Tivemos colapsos da segurança nos estados e as Forças Armadas atuaram em colaboração com outros poderes, com os governadores dos estados. E isso nunca foi questionado. O país amadureceu muito em termos institucionais e não há razão para se querer retrocessos ou reivindicar um papel que não cabe no contexto da Constituição", completou o ministro.
Ele mandou, ainda, um recado claro aos bolsonaristas que têm apostado na intimidação usando o nome das Forças Armadas:
"Tenho a impressão de que muita gente fala sobre isso sem medir as conseqüências e talvez com o intuito de atemorizar as outras instituições. Muita gente tem assumido esse papel, falando em nome das Forças Armadas, sem nenhuma legitimação e sem procuração para isso. As Forças Armadas não são milícias de um presidente. Milícia é outra coisa. É organização criminosa, que precisa ser combatida e não encorajada".  -  (Conversa Afiada - Aqui).

Nenhum comentário: