segunda-feira, 22 de junho de 2020

GOVERNO BLOQUEIA CONCURSOS PÚBLICOS E ADERE À FARRA DA CONTRATAÇÃO DIRETA

.
Enquanto isso, resulta agredido mais um artigo da Constituição Federal, desta feita o 37, que, entre diretrizes gerais sobre a administração pública, admite, em caráter singular e com absoluto rigor, a contratação informal de funcionários (a exemplo dos chamados cargos 'de confiança'). Uma vez que a manobra ora em curso vem sendo desenvolvida desde janeiro, nem se pode invocar a dura realidade decorrente da pandemia de coronavírus*. Definitivamente, nunca se viram tempos tão heterodoxos!
E as empresas de 'formação de concurseiros', continuarão tão afinadas com o neoliberalismo? 


Vimos no Brasil 247:  O governo Bolsonaro bloqueou qualquer abertura de concursos públicos dentro da agenda destruidora de Paulo Guedes. Por outros lado, aderiu à farra das contratações temporárias desenfreadas: 20 mil.
A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que “entre janeiro e junho, foi autorizada a contratação de quase 20 mil funcionários temporários para atuar em diversas áreas da administração pública. A expectativa do Ministério da Economia é que o número continuará subindo.”
A matéria ainda salienta que “a equipe de Guedes tenta evitar que o Congresso deixe caducar uma MP (medida provisória) que amplia a possibilidade de uso de temporários. O texto, que libera até contratações por tempo determinado de engenheiros e pesquisadores, perderá a validade se não for votado até o dia 29.”

................
* = Enquanto isso (II):
"A escalada das mortes causadas pela Covid-19 aumentou a apreensão de moradores de áreas periféricas das principais cidades do país e tem estimulado iniciativas independentes do poder público para obtenção de alimentos, de acordo com uma enquete com líderes comunitários de dez regiões. (...)."
- Escalada de mortes aumenta apreensão nas periferias    Enquete aponta maior preocupação com contágio e insatisfação crescente com governos  -  Aqui.

Nenhum comentário: