quinta-feira, 25 de junho de 2020

GILMAR MENDES: JULGAMENTO DA SUSPEIÇÃO DE MORO VEM AÍ

.
Ele afirmou esperar que isso ocorra em agosto ou setembro, com a retomada dos julgamentos presenciais. Gilmar ressaltou, porém, que, se necessário, o caso será decidido virtualmente.
................
Para se ter uma ideia da eventual parcialidade do então juiz, basta dizer que muitas das reclamações chegadas ao Conselho Nacional de Justiça contra ele foram de iniciativa do ex-presidente Lula, e essas reclamações jamais foram levadas a julgamento. Vale lembrar que mais de trinta (de peticionários diversos) foram arquivadas pela ministra-presidente do CNJ, Cármen Lúcia. Mas 11 reclamações teriam remanescido, visto que 'inarquiváveis', face à gravidade das denúncias (basicamente agressões a direitos individuais constitucionalmente assegurados), a exemplo da ilegal condução coercitiva do ex-presidente em março de 2016; ilegal porque faltou o requisito básico para a medida: a recusa do acusado em cumprir determinação anterior de comparecer voluntariamente ao Juízo). É em fatos como o referido que se apoia o réu para fundamentar o seu pedido de suspeição contra o senhor Moro.
Nada obstante, a ver. 


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que pretende levar à 2ª turma da Corte, antes da aposentadoria do decano Celso de Mello (em novembro), o processo que julga o pedido da defesa do presidente Lula sobre a suspeição de Sergio Moro em seus processos na Operação Lava Jato.
“Sim, virá antes. Eu espero que já no segundo semestre nós retomemos a turma em um plenário físico, porque não é muito fácil, embora estejamos agindo bem em fazer esse sistema do julgamento virtual, não é muito fácil dialogar com as pessoas e perceber o entendimento ou não entendimento nesse plenário virtual”, disse Gilmar em entrevista à CNN Brasil.
Ele afirmou esperar que isso ocorra em agosto ou setembro, com a retomada dos julgamentos presenciais. Gilmar ressaltou, porém, que, se necessário, o caso será decidido virtualmente.
“No limite, sim [faz de forma virtual], mas em princípio eu desejava que discutíssemos isso num diálogo muito aberto e franco na bancada", completou.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: