sábado, 1 de outubro de 2016

DA SÉRIE RESGATANDO RELÍQUIAS (II)


As pílulas purgativas do Cirurgião Matos e as pílulas de vida do Dr. Ross 

Por Luciano Hortencio

Absolutamente impressionante a abrangência do Arquivo Nirez (Nota deste blog: conceituadíssimo pesquisador musical, residente em Fortaleza; link de seu concorrido acervo:  http://www.projetodiscodeceranirez.com.br/12.html ). Em termos de discos de cera encontramos ali da música clássica, popular, sacra, até velhas propagandas como a das Pílulas de Vida do Dr. Ross. Nunca é demais ressaltar o desprendimento de seu criador e mantenedor, o pesquisador e escritor Miguel Ângelo de Azevedo, que nunca regateia os envios dos fonogramas que lhe solicito, em todos os dias da semana. (Nota deste blog: Recorrem a ele o Luciano e 'n' pesquisadores Brasil afora, a exemplo de Laura Macedo).
Como abordamos hoje as Pílulas de Vida do Dr. Ross (Nota deste blog: Luciano pontifica no blog Luis Nassif Online/Jornal GGN - aqui - com vídeos musicais que resgatam a história da MPB), aproveito para fazer referência às Pílulas Purgativas do Cirurgião Mattos, as célebres Pílulas de Mattos, conhecidas popularmente como "Piulas do mato". O cidadão simples das cidades e também os cidadãos do campo, com absoluta fé nos produtos advindos das plantas medicinais, confundia o sobrenome Mattos com "mato" e, na sua simplicidade terminava acertando em cheio, de vez que as pílulas referidas eram um produto da associação de jalapa, cabacinha e batata de purga.
As Pílulas de Mattos, desde sua criação até a década de 1960, eram panaceia para todos os males. Fitoterápico conhecidíssimo e afamado no norte e nordeste do Brasil. Seu criador foi o cirurgião Joaquim de Alencar Mattos ainda no século XIX.
Em 1934 foi formada a empresa Hortencio Motta & Cia (Droguistas), formada por meu pai Murillo Hortencio de Medeiros, Benjamin Hortencio de Medeiros, Raimundo Augusto da Paiva Motta, Francisco de Campello Mattos e Áureo Hortencio de Aguiar. O medicamento considerado o "carro chefe" era exatamente a Pílula de Mattos. Não tinha o aparato e propaganda das Pílulas de Vida do Dr. Ross, porém eram excelentes para constipação intestinal, diurético, laxante e até para coriza aviária ('gôgo' de galinha). Fabricava-se também o Sanagado Mattos, produto afamadíssimo no trato de várias doenças do gado vacum e cavalar.
Infelizmente não tenho nenhum prospecto ou embalagem das Pílulas de Mattos, porém, para que constem na nossa memória farmacêutica (santa internet), anexarei a esse post várias fotografias do maquinário utilizado por Hortencio Motta & Cia. na fabricação das Pílulas de Mattos. (Aqui).

Nenhum comentário: