sexta-feira, 5 de agosto de 2016

DIÁLOGO TRANSCENDENTAL


- Imagine a seguinte sequência no JN: (1) o Procurador da República no DF emite parecer propondo o arquivamento do inquérito sobre pedaladas e...

- E daí?

- ...o JN concede a ele três minutos, durante os quais são didaticamente expostas as razões que o conduziram a não considerar as tais pedaladas crimes de responsabilidade, levando-o, em decorrência, a sugerir o arquivamento.

- Prossiga na sequência.

- ...(2) porta-vozes da equipe técnica do Senado e de técnicos dos Ministérios da Fazenda e Planejamento são igualmente convocados pelo JN, e deixam claro que os decretos de suplementação orçamentária assinados por Dilma Rousseff, como o atinente ao Plano Safra, não configuraram crimes de responsabilidade, visto que em plena conformidade com os pareceres técnicos produzidos. Essas explicações demandaram outros três minutos do jornal nacional.

- Não faço ideia de onde você pretende chegar com essas ficções delirantes! Mas, vá lá, prossiga...

- ...terceira e última cena: surge em close o senador Cássio Cunha Lima e, em precisos 10 segundos, afirma categoricamente: a presidente cometeu crime de responsabilidade, rasgou a Constituição, merece o impeachment! O douto relator Anastasia está coberto de razão!

- ...

- ...

- Vamos aos detalhes, cara! Como é que ele e o relator Anastasia desmontam o parecer do Procurador e os argumentos alinhados pelos técnicos?

- Não desmontam nada. O JN parte pra outra matéria.

- E qual a tua intenção ao contar essa história estapafúrdia?

- É só para perguntar: Qual das cenas é a mais consistente e tem maior repercussão?

- A do senador Cássio, é óbvio!

- Bravo! Você entendeu o espírito da coisa!


................

(Dica incidental de leitura: "Moro foge de Pimenta", blog Conversa Afiada - AQUI -, com repercussões AQUI).

Nenhum comentário: