domingo, 14 de setembro de 2014

PAPA DEPLORA A LOUCURA BÉLICA


Papa fala em terceira guerra mundial e apela contra "loucura bélica"

Da Agência Lusa

O papa Francisco disse (ontem) que o mundo atravessa uma Terceira Guerra Mundial que se desenvolve em etapas, por meio de crimes, massacres e destruições. O pontífice fez um apelo à paz para travar o que chamou de “loucura bélica”.

As declarações foram feitas no cemitério militar de Fogliano Redipuglia, no norte da Itália. O papa esteve no local para lembrar os mortos da Primeira Guerra Mundial, iniciada há 100 anos.

“Hoje, depois do segundo fracasso de uma guerra mundial, podemos falar de uma guerra combatida por partes, com crimes, massacres e destruições”, disse o papa.

No local, a poucos quilômetros da fronteira com a Áustria e a Eslovênia, estão sepultados 14.550 soldados aliados, dos quais apenas 2.550 estão identificados.

O papa Francisco chegou ao cemitério pela porta principal, onde rezou em frente ao monumento em homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial. Em seguida, depositou flores para recordar a data. (...). (Fonte: aqui).

................
Comentário do leitor H. C. Coelho: "Sua Santidade devia ser mais específico, existe um país dedicado á guerra. O motivo é claro: levar ainda mais dinheiro à indústria armamentista. Sempre há uma razão para a guerra. Se ele não quer dizer o nome, eu é que não vou. Mas todos sabem.

Estes dias houve uma reunião de quase uma centena de dirigentes da Europa, uma mesa oval enorme em um salão suntuoso; pensei que iam discutir a crise que infelicita os europeus, mas não, tratavam de agravar a crise na Europa com sanções à Rússia. Achei um escárnio.

Se o papa não quer nomear, não sou eu que o farei. Será o Haiti?".

Nenhum comentário: