domingo, 14 de setembro de 2014

A CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA


"Marina Silva, a candidata-carona que posa de vítima, ainda vai se arrepender do apoio que recebeu do pastor Silas Malafaia após recuar na defesa dos direitos dos homossexuais – bastando apenas quatro tuites. Nesta semana, o fundamentalista voltou a destilar seu preconceito nas redes sociais. Ele acusou o governo Dilma de ser “o maior financiador do ativismo gay”, responsabilizando-o pelo fim das comemorações dos dias do país e das mães nas escolas. De imediato, os internautas reagiram e a hashtag #menosodiomalafaia chegou ao topo do Twitter na sexta-feira (12). O “tuitaço” calou a boca do pastor reacionário e, de quebra, acabou respigando na candidatura da ex-verde.

Segundo o Estadão, o “líder religioso” antecipou que satanizaria o “ativismo gay” na internet. “A estratégia, contudo, acabou dando errado e a #menosodiomalafaia, criticando a iniciativa, ficou entre os tópicos mais falados na rede social... Na sexta, por volta do meio-dia, o perfil oficial da presidente divulgou no Facebook uma mensagem convocando a militância a reagir à ofensiva do pastor. ‘Vamos todos para o Twitter mostrar que o país não aceita o discurso do ódio, da homofobia e da ignorância’, dizia. A #menosodiomalafaia ficou a tarde toda entre os tópicos mais falados. O pastor até tentou reagir com a hashtag #roubalheiraePTtudoaver, mas não conseguiu chegar aos trending topics do Twitter”.

A reação imediata dos internautas – que o jornal tucano tenta apresentar como uma ação orquestrada – evidenciou que a sociedade não tolera a crescente onda de preconceito e ódio no país. Esta ofensiva conservadora, infelizmente, não está presente apenas na internet. Na quarta-feira (10), o garçom João Antônio Donati, de 18 anos, foi covardemente assassinado em Inhumas, na região metropolitana de Goiânia. As investigações indicam que ele foi vítima de homofobia. Seu corpo foi encontrado em um terreno baldio. O jovem tinha várias sacolas plásticas e papéis colocados na boca. Nada foi roubado. A obsessão doentia do “pastor” Silas Malafaia talvez tenha contribuído para mais este crime bárbaro!

A ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos, já anunciou que o governo acionará a Polícia Federal para apurar o caso. Após citar outros crimes homofóbicos – como o incêndio que, na madrugada de quinta-feira, destruiu o palco do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), em Santana do Livramento (RS) –, ela também disse que o governo deverá destravar o debate sobre a criminalização da homofobia. “O compromisso com este tema será mantido em um eventual segundo mandato, até porque nunca houve oposição a isso”, afirmou. Em recente entrevista à imprensa, a presidenta Dilma Rousseff também se posicionou firmemente em defesa da criminalização da homofobia."




(De Altamiro Borges, em seu blog, post intitulado "'Tuitação' contra Malafaia atinge Marina" - aqui).

Nenhum comentário: