terça-feira, 16 de setembro de 2014

O CASO DA COMPARAÇÃO


Docente compara judeus a nazistas e é demitido em colégio no Rio

Um professor de geografia foi demitido do colégio Andrews, no Rio de Janeiro, após aplicar uma prova para a 8ª série onde fez uma comparação entre judeus e nazistas.

"Conforme é sabido, os judeus foram perseguidos por Hitler durante o nazismo. Atualmente um determinado povo é tido como vítima dos israelenses, tendo que viver em assentamentos isolados controlados por Israel. Chegaram invadindo, tomando terras e assassinando... Quem será pior?  Nazistas ou judeus?", diz o enunciado da questão.

Há ainda uma charge de um soldado com uma suástica à esquerda e, do outro lado, um soldado com a bandeira de Israel.

Segundo Pedro Flexa Ribeiro, diretor da instituição, o episódio é "lamentável" e "fere o projeto educativo e a identidade da escola".

"Buscamos desde o começo um ambiente escolar plural, democrático, voltado para ensinar o convívio e sempre tivemos entre nossos alunos muitas crianças filhas de famílias judaicas", disse.
Ribeiro confirmou o desligamento do professor e afirmou que uma equipe do colégio conversou com alunos. "Nós vamos agora estudar estratégias que possam de alguma forma reparar o dano." (Fonte: aqui).

................
A atenta leitura do enunciado permite concluir que o autor do texto não incorreu em deslize. A ilustração, sim, é que traz juízo de valor. Faz lembrar o caso das charges publicadas há 2 anos, por aí, em jornais europeus (Dinamarca, Noruega...), acerca do profeta Maomé e o Islã, episódio que despertou a ira dos seguidores e ameaças contra os veículos que divulgaram as charges e respectivo(s)  autor(es). Típico caso de conflito entre liberdade de expressão X intolerância religiosa/política.

Nenhum comentário: