terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

EM UGANDA, UM HERÓI DA MÚSICA E DA LUTA POPULAR

.
BOBI WINE, THE PEOPLE'S PRESIDENT concorre ao Oscar de longa documentário e está no streaming


Por Carlos Alberto Mattos

O vencedor da competição internacional do É Tudo Verdade de 2021 foi o extraordinário Presidente, de Camilla Nielsson, que acompanhava um processo eleitoral no Zimbábue em meio a fraudes e violência promovidas pelos herdeiros do ditador Robert Mugabe. Este ano, entre os indicados ao Oscar de longa documentário está um filme de tema semelhante e igual potência.

Bobi Wine, The People’s President relata a saga do astro pop, ator e político Robert Kyagulanyi, vulgo Bobi Wine. Com suas músicas clamando por liberdade e democracia, ele se projetou como ídolo popular e daí para uma cadeira no Parlamento de Uganda. Em 2020, lançou sua candidatura à presidência da República contra o autocrata Yoweri Museveni, que já controlava o país com mão de ferro havia 35 anos.

Coragem, resiliência e pregação da não violência marcam a forte personalidade de Bobi Wine. Sua história é de correr riscos extremos num regime que prende e mata sem piedade. Ele mesmo foi preso diversas vezes, severamente torturado e alegadamente envenenado pela polícia ou o Exército. Na campanha à presidência, quando seu partido era invadido, sua equipe sequestrada e dezenas de seus seguidores mortos pelas forças policiais, Bobi precisou retirar seus filhos do país. Ele próprio resistiu ao cerco implacável dos governistas, acompanhado sempre pela esposa, a bela atriz Barbara “Barbie” Itungo Kyagulanyi.

O filme, dirigido pelo ugandense (radicado em Los Angeles) Moses Bwayo e o canadense Christopher Sharp, é um tour de force documental que capta tanto a intimidade da família Kyagulanyi, quanto os eventos públicos que tornam a política uma praça de massacre em Uganda. Algumas imagens de brutalidade policial são revoltantes, colhidas provavelmente de ativistas e midiativistas nas ruas.

Desde que tentou unir as oposições contra Museveni, Bobi se posicionou como o inimigo principal do governo. Empunhando a Constituição e o slogan “People’s Power, Our Power”, ele se insurgiu contra os desmandos, o negacionismo durante a Covid-19 e a corrupção eleitoral de Museveni. Ficar vivo, por si, já era uma grande vitória.

A música de Bobi Wine pontua vivamente o filme, reforçando seu caráter épico e sintetizando as bandeiras do protagonista. Nem todas as facetas de Bobi estão ali – a de ator, por exemplo, nem algumas controvérsias anotadas em seu percurso. Mas o que realmente importa, que é a luta por um governo autenticamente popular, fica clara no perfil desse herói de verdade.  -  (Blog Carmattos - Aqui).

>> Bobi Wine, The People’s President está na plataforma Star+.

Nenhum comentário: