terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

DE COMO LUIS NASSIF LOUVOU MENOTTI DEL PICCHIA, O POETA DA SEMANA DE 22


"
Ontem contei minha experiência com os 50 anos da Semana de Arte Moderna. Antes do cinquentenário, porém, tive um encontro inesquecível com Menotti Del Picchia, um dos três poetas da Semana.

Em 1967 foi comemorado o cinquentenário de Juca Mulato, o poema clássico de Menotti.

“Veio coleante, essa mágoa

arrastas triste e submisso;

também choro, veio d’água,

sem que ninguém dê por isso…"

A história começou com dona Vera Gomes, professora de português do Instituto Educacional Coronel Cristiano Osório de Oliveira – onde fui estudar depois que os Maristas de Poços de Caldas fecharam o científico. Como era metido a compositor, dona Vera pediu que eu musicasse o poema.

Havia em São João um grupo de teatro, o Gama. Vera propôs unificar com o seu grupo de teatro, composto por alunos do IE. (Nota deste Blog: São João da Boa Vista, SP)

Musiquei mas, logo depois, rompi com a dona Vera e, com um grupo de amigos, fundamos o GAJOS – grupo de teatro independente.

A música ficou parada no ar até que Caiuby Miranda, amigo de Poços de Caldas, deu a ideia de montar a peça em Poços, durante uma Semana da Cultura, e homenagear o próprio Menotti. Topei na hora.

Foi feito o convite, Menotti baixou em Poços com o filho e a esposa. Meu pai emprestou o carro para levá-los pelos passeios da cidade.

À noite houve a apresentação da peça na Urca. Lá foi um complexo erguido por Walther Moreira Salles nos anos 40. Naquele 1967, abrigava a Faculdade de Filosofia de Poços, que recebia muitos estudantes de outras cidades.

Como não deu tempo para ensaiar, alguém veio com a ideia salvadora: simularíamos um ensaio. Ficaríamos sentados na escadaria, que dava acesso ao teatro da Urca, todos devidamente armados com o roteiro do poema, e leríamos, como se fosse um ensaio – e era mesmo.

Fiquei em um canto, com meu violão.

Aí aconteceu o desastre. Terminando o primeiro ato, várias pessoas começaram a se levantar e a deixar o teatro. Entrei em pânico e, em vez de anunciar o fim do primeiro ato, anunciei o fim da peça.

Fechadas as cortinas, foi um pandemônio. O pessoal da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundários) avançou para cima do Caiuby, culpando-o pela tragédia – que era de responsabilidade exclusiva minha. Mas havia uma pinimba, porque Caiuby havia atropelado a diretoria da UMES.

Só mais tarde, quando fomos afogar as mágoas no Bachianinha – nosso boteco de estimação – veio a explicação para a retirada de parte do público: eram os estudantes de outras cidades, que precisavam pegar o ônibus.

Acho que Menotti Del Picchia deu o devido desconto à nossa inexperiência, rapaziada adolescente, que aprendera a amar a Semana de 22."





(De Luis Nassif, post intitulado "Meu Encontro Com Menotti Del Picchia, O Poeta Da Semana De 22", publicado em 14.02 no Jornal GGN - Aqui).

Nenhum comentário: