quinta-feira, 26 de outubro de 2017

UM POUCO DE HISTÓRIA: A SAGA DO CAPITAL FINANCEIRO

.
Conforme a crônica de uma sentença anunciada, a Câmara dos Deputados decidiu arquivar denúncias formuladas pela PGR contra o presidente da República e dois de seus ministros - mas desta feita o senhor Temer alcançou "apenas" 251 votos, 12 aquém dos obtidos na votação da primeira denúncia, em agosto. O que poderá resultar em transferência de poder ao presidente da Câmara, convertendo o ocupante do Planalto em 'lame duck', ou quase isso - ou até mesmo nada disso; certo, mesmo, é o advento de pacotaços diversos, envolvendo a desnacionalização do Pré-Sal, da Eletrobras, enfim, mais 'modernizações'.
Isto posto, e uma vez que o importante é agregar valor, concentremo-nos na leitura do artigo a seguir, do atento analista Luis Nassif:


Jessé de Souza, a elite nacional e o capital financeiro

Por Luis Nassif

Estava lendo, agora, o artigo “No Brasil, desigualdade e corrupção se reforçam mutuamente, diz historiador”, na qual o historiador Thiago Krause se propõe a questionar algumas teses de Jessé de Souza.
Não me vejo habilitado a entrar em disputas entre historiadores. Mas vão aí algumas observações de jornalista financeiro, que conheceu razoavelmente a lógica e a psicologia do mercado, e das pesquisas que fiz para o livro “Os cabeças de planilha”.
O que ficou claro, nas leituras que fiz para o livro, é que havia pouco conhecimento de cientistas sociais e de historiadores econômicos sobre o papel do capitalismo financeiro, dos instrumentos financeiros e do funcionamento de mercados, tanto agora quanto no início da República.
O capitalismo financeiro é um fenômeno que começa a ser estudado apenas nos anos 60, por Ignácio Rangel, muito mais como uma formulação teórica da importância de se criar uma base financeira no país, do que propriamente como estudo da lógica do grande capital financeiro associado, que já existia especialmente na praça do Rio. Depois, surge nos estudos clássicos de Maria da Conceição Tavares.
Mas, durante o regime militar, essa influência é minimizada, especialmente a partir do governo Ernesto Geisel, e seu viés intervencionista e industrialista.
A partir da redemocratização, no entanto, o modelo de atuação política do capital financeiro se desenvolve em tudo similar à influência que começa no Império e vai até 1930.
1.     O capital financeiro coopta economistas (chamados de financistas na época) que surgem com o discurso da atuação isenta e científica, supostamente de acordo com o que de mais moderno o pensamento econômico mundial desenvolveu, os magos capazes de tirar o Brasil do atraso.
2.     Os partidos aliados recebem o discurso, como plataforma de campanha, e os fundos, como financiamento.
3.     No poder, assumem o compromisso de permitir os livres fluxos de capital e de criar o ambiente mais favorável para sua reprodução.
Celso Furtado trata da questão do metalismo x papelismo – isto é, da saída do padrão ouro para a emissão monetária, perpetrada por Ruy Barbosa – dentro das discussões teóricas sobre o tema. Considerava Ruy Barbosa um desenvolvimentista, por prover de capital de giro o incipiente movimento industrial do início da República. Não se dá conta – nem havia clareza na época sobre mecanismos de alavancagem dos mercados – dos jogos de interesse que diferenciavam o grande capital internacionalizado dos demais setores produtivos. E das grandes manobras de Ruy que acabam por jogar o país na crise financeira do Encilhamento e o fizeram sair corrido do Brasil, mas sócio de várias empresas do Conselheiro Mayrink, o seu Daniel Dantas.
Havia pouca informação sobre os movimentos de capitais no período e, especialmente, sobre as novas formas de alavancagem financeira, que criavam bolhas especulativas sucessivas. Passava despercebido as alianças do capital financeiro local – os filhos do café e do comércio negreiro – com os capitais internacionais, sempre de forma subordinada, como descobre Mauá.
No entanto, essa aliança, da sociedade subordinada entre capital financeiro nacional e internacional, está presente em vários momentos da história do Brasil. Foram manobras financeiras de Ruy Barbosa que levaram ao Encilhamento, assim como foram as manobras de André Lara Rezende e seus colegas que promoveram a apreciação do câmbio no pós-Real, uma combinação com juros elevados que travou por dez anos o crescimento brasileiro.
A pasmaceira que se seguiu, de Campos Salles até Washington Luiz, e do governo FHC até a maxidesvalorização de 1999, foi sustentada pela parceria do capital financeiro com mídia. Antes, era o capital escravo que se reciclava, se branqueava na praça de Londres e passava a utilizar o Estado nacional para trabalhos de arbitragem, conquistando taxas de retorno inéditas, no ambiente financeiro da época, nas concessões ferroviárias e nos empréstimos públicos. Depois, no pós-Real, ganhando simplesmente contratando empréstimos internacionais e aplicando em títulos públicos, a taxas várias vezes superior.
Em ambos os casos, o livre fluxo de capitais travou por completo o processo de industrialização, criou uma dívida pública enorme. A substituição de importações só se consolida com o controle de capitais e enquanto o país consegue driblar as restrições externas. Nos anos 30, é a moratória – e não apenas o projeto de Vargas – que leva o país a proibir o livre fluxo de capitais, e os capitais a descerem à terra para financiar a industrialização.
Com o Real, o capital financeiro assume definitivamente o comando. O ponto simbólico de partida foi o lançamento da biografia de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
A partir daí o capital financeiro passa a ter protagonismo cada vez maior, engordado pela continuidade das políticas monetária e cambial nos governos FHC, Lula e Dilma. Esse duplo torniquete, em câmbio e juros, deixou a indústria à mercê de importações cada vez mais intensivas e dos ganhos de tesouraria. Os ganhos financeiros tornaram-se mais relevantes que os operacionais, a não ser no curto período de explosão do mercado de consumo interno. E, aí, a bandeira da industrialização se perde e as campanhas contra Lula explicitam de maneira inédita o ranço preconceituoso, cujas raízes Jessé vai buscar na herança escravagista.
É esse ambiente que serve de cenário para as análises de Jessé de Souza. Não é fácil ser intérprete em tempo real do que ocorre, embora no final do século 19 Manuel Bonfim tenha logrado esse feito. Mas são as interpretações que melhor se ajustam a esse quadro de desmonte nacional.
O mais interessante é poder apreciar, em tempo real, e com o farol ligado por Jessé, os problemas decorrentes da falta de revisão crítica dos primeiros intérpretes, na generalização dos vícios brasileiros, sobrepondo-se às diferenças entre as diversas classes sociais.
Quando Luís Roberto Barroso apresenta como exemplo de malandragem a empregada do amigo que não quer o registro para acumular o Bolsa Família, ou quando Sérgio Moro e Deltan Dallagnol passam a pontificar sobre a herança dos degredados portugueses, fica nítido como as interpretações passadas vão ecoando através dos tempos, como ectoplasmas que nunca são exorcizados, e repetidas por leigos, na mesa de um bar ou no palanque do Supremo, devidamente absorvidos pelo senso comum.
É questão de tempo para que outros pensadores ajudem a desbravar as sendas abertas por Jessé.  -  (AQUI).

Nenhum comentário: