terça-feira, 24 de outubro de 2017

ECOS DA MÃOS LIMPAS


"Olhando retrospectivamente hoje, podemos entender que a corrupção na Itália não diminuiu absolutamente. Me demiti 14 anos antes da minha aposentadoria, pois acredito que seja absolutamente necessário olhar outra fonte que é importante, que é a frente da educação".






(De Gherardo Colombo, ex-promotor e ex-magistrado italiano, que conduziu em seu país, nos anos 80, a Operação Mãos Limpas. A confissão foi feita nesta data, em evento realizado em São Paulo, que reuniu dois juristas italianos, bem como o procurador Deltan Dallagnol e o juiz Sérgio Moro. Fonte: AQUI

Seria interessante contar com respostas do eminente ex-magistrado Colombo a indagações diversas, como:

. Qual a atitude da Operação Mãos Limpas frente aos direitos e garantias individuais traçados na constituição italiana? 

. Houve seletividade em quaisquer das fases?

. Qual o papel exercido pela mídia no curso da Operação Mãos Limpas?

. Como funcionou eventual esquema de vazamento de informações à mídia, se é que isso efetivamente ocorreu? Se ocorreu, algum conglomerado de comunicação foi distinguido? 

. Quais as repercussões da Operação Mãos Limpas sobre as condições políticas, econômicas e sociais da Itália? Enfim, qual o legado da Operação Mãos Limpas?

Uma vez que o evento teria sido dividido em dois momentos - apresentação e debate -, convém aguardar notícias detalhadas, especialmente sobre os temas tratados no segundo momento, pois os dois juristas italianos, ao que consta, dele teriam participado).

Nenhum comentário: