segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

TER-TE TERESINA

(Por Edmar Oliveira)
Para Manel Avião, Nicinha e Bibelô

ter-te
ter a sina da dívida
que tenho contigo
de não te devolver o amor que tens em mim

na marca dos quintais,
do cais do rio, do mercado,
o bolo-frito com café preto,
o troca-troca das bicicletas, dos passarinhos
trocar olhares na Pedro II
até às nove horas,
depois descer a velha rua Paissandu
de romances venéreos,
aventuras nos seriados do cinema
e nas tertúlias do Clube dos Diários...

ter-te
ter a sina dividida
que tenho o castigo
do filho ingrato que mais usufruiu o teu carinho
na marca dos quintais,
do beira-rio, do pecado,
Maria Izabel e o segredo
no troca-e-rouba um beijo, a flor dos descaminhos
roubar pitombas nos quintais
após às nove horas,
depois descer à Palha de Arroz
em encontros etéreos,
princesa dos rios de alfazema
não-se-pode um cavaleiro solitário...
ter-te
ter a sina dividida na dívida
de que Manel Avião, Nicinha e Bibelô,
personagens de tuas ruas,
muito mais te deram na tua construção
(sem nada em troca)
do que eu, que muito te tenho em mim
................
Fonte: Teresina, um olhar poético; Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves; organizado por Salgado Maranhão e editado por Cineas Santos; 142 páginas.

Nenhum comentário: