terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A MULHER QUE FALAVA BO


A última pessoa que sabia falar uma das línguas mais antigas do mundo morreu nas Ilhas Andaman, no sudeste asiático. Trata-se de uma mulher, Boa Sr, que tinha 85 anos.
.
As ilhas, situadas no Golfo de Bengala, são governadas pela Índia. Boa Sr pertencia à pequena comunidade dos grandes andamanenses, um dos quatro grupos étnicos que habitam as ilhas.
.
A língua bo - falada pela tribo do mesmo nome, hoje extinta - é uma entre dez línguas faladas pelos grandes andamaneses, e teria por volta de 65 mil anos.
.
Linguistas acreditam que esses idiomas já eram falados em assentamentos humanos existentes na região durante o período Pré-Neolítico. Alguns podem ter se originado na África há 70 mil anos.
.
A especialista indiana em linguística Anvita Abbi disse à BBC que a morte de Boa Sr é significativa porque marca a extinção de uma das línguas mais antigas do mundo.
.
"Durante 30 ou 40 anos, após a morte dos seus pais, Boa foi a única pessoa capaz de falar a língua bo. Ela sentia muita solidão e teve de aprender uma versão andamanesa do hindi (idioma falado por 70% dos indianos) de forma a se comunicar com as pessoas".
.
Dona Boa Sr e a língua bo certamente tornaram mais forte o pensamento de João Guimarães Rosa: 'Amo a língua como quem ama uma pessoa'.

Nenhum comentário: