sábado, 4 de abril de 2009

NEGÓCIO DA CHINA


A corrupção, na China, é punida com pena de morte. Corrupção e outros crimes. A Anistia Internacional luta pra extinguir a punição. A China é um dos mais de 70 países do mundo que a mantêm. Ela, Irã, Estados Unidos e Vietnã respondem por mais de 80% das execuções.

Consta que em 2003 a China executou 726 pessoas, mais da metade do total de punidos mundo afora. Outras fontes dão conta de que as execuções chinesas chegam a mais de 10.000 por ano.

E o grosso delas diria respeito a corrupção.

É usual dizer-se que na China a bala usada na execução do crimisoso é custeada por dinheiro dele próprio ou de parentes, nunca do Estado.

Na verdade, isso foi usual até 2004, quando a "Frota da Morte" entrou em ação: 40 micro-ônibus circulam pelo país executando os condenados. Equipe: oficial de execução, médico e quatro guardas; execução da pena: injeção de sódio tiopental (para tornar inconsciente o réu) e brometo de pancurônio e cloreto de potássio (parada respiratória e cardíaca); transmissão ao vivo, em circuito fechado de TV, para as autoridades locais. Após as execuções, os corpos são cremados.

Definitivamente, corrupção, lá, não é negócio da China.

Nenhum comentário: