segunda-feira, 19 de maio de 2025

OS RUMINANTES

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A HISTÓRIA DE UM TRAUMA: 
"...o produtor Mario Civelli afastou-se do projeto, que acabou dando com os bois n’água. Para Bernardet e Person, isso ficou como a maior insatisfação de suas carreiras."


Por Carlos Alberto Mattos

A breve carreira de Luís Sérgio Person provavelmente teria sido diferente se, após os sucessos de São Paulo S.A. e O Caso dos Irmãos Naves, ele tivesse conseguido concretizar a adaptação do romance A Hora dos Ruminantes, de José J. Veiga. A parceria com Jean-Claude Bernardet, iniciada nos Naves, teria progredido com uma forte alegoria política sobre a opressão que invade uma pequena cidade do interior. A escolha do livro, diz Bernardet, foi sua.

No romance, a cidade é ocupada por homens estranhos e depois invadida por matilhas de cachorros e manadas de bois, enquanto os habitantes se curvam à nova ordem. No filme, seria uma alegoria do golpe de 1964, realizada como um filme-espetáculo em cores. Mas eis que o produtor Mario Civelli afastou-se do projeto, que acabou dando com os bois n’água. Para Bernardet e Person, isso ficou como a maior insatisfação de suas carreiras.
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Bernardet e Marina Person, filha de Luís Sérgio, rememoram essa história em Os Ruminantes, documentário assinado por Tarsila Araújo e Marcelo Cordeiro de Mello. Segundo Bernardet, o filme seria um thriller de “violência psicológica” com forte sentido político. Era 1967, estávamos na ditadura, às portas do AI-5. O filme sobre os irmãos Naves, embora tratasse de repressão e tortura na época do Estado Novo, seria logo carimbado como subversão comunista pelos militares.

Os Ruminantes rumina esses fatos, baseando-se nas falas de Marina, Jean-Claude e Luís Sérgio (este em arquivo de entrevista à TV Cultura), somadas à leitura de trechos do roteiro ilustrada por cenas de vários filmes brasileiros para “imaginar” o filme que nunca foi feito. O resultado é modesto como documentário. Estaria mais afeito, por exemplo, a episódio de uma série sobre filmes irrealizados ou interrompidos. Consta que Sylvio Back e José de Anchieta tentaram o mesmo em anos posteriores. A tentativa do segundo foi paralisada por uma enchente que destruiu toda a cidade cenográfica. Um não-filme maldito, como veem.

Como não havia muito o que mostrar sobre o filme imaginado, Os Ruminantes se vale largamente das imagens de O Caso dos Irmãos Naves e aproveita para pontuar as divergências entre a dupla Person/Bernardet e o Cinema Novo. A relação com o público e com o entretenimento era a grande questão que se colocava para o cinema brasileiro nos anos de chumbo. -  (Blog Carmattos Aqui).

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