quarta-feira, 28 de maio de 2025

AMEAÇAS A MORAES REFLETEM ATAQUE DA EXTREMA-DIREITA MUNDIAL

.
Entreouvido em lugar incerto e não sabido: "Consta que Eduardo quer se cacifar como candidato à Presidência..."



No DCM:
A
 crescente pressão internacional sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Alexandre de Moraes ganhou novos contornos nos últimos dias, com a ameaça de sanções dos Estados Unidos. A ofensiva, liderada pelo governo de Donald Trump, se insere em uma estratégia global da extrema direita que tem como objetivo enfraquecer as instituições democráticas, tanto no Brasil quanto em outros países, com o apoio explícito de aliados como Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado que está nos Estados Unidos.

Em uma audiência no Congresso dos EUA, Marco Rubio, secretário de Estado de Trump, afirmou que há “grandes chances” de as sanções contra Moraes serem aplicadas, com base na Lei Magnitsky, mecanismo que permite punir indivíduos estrangeiros acusados de violações de direitos humanos. A lei autoriza o congelamento de bens e a proibição de entrada nos Estados Unidos de pessoas envolvidas em ações que ameacem a democracia e os direitos fundamentais.

A reação de Eduardo Bolsonaro foi imediata. O deputado comemorou a possível sanção e se defendeu, dizendo: “Se o que estou fazendo é criminoso, então o governo brasileiro está acusando o secretário Marco Rubio de cometer um crime nesta audiência”. Ele tem se apresentado como um intermediário importante na pressão sobre o governo dos Estados Unidos, buscando atingir o STF e, por extensão, as investigações contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O envolvimento de Eduardo Bolsonaro com figuras do governo Trump, como Rubio, é uma evidência clara de como a ofensiva contra o Judiciário brasileiro não se restringe às fronteiras nacionais, mostra a DW Brasil. “O que estamos vendo é uma tentativa explícita de interferir nos processos internos do Brasil por meio de uma aliança entre figuras do bolsonarismo e do governo dos EUA. Isso é uma estratégia global, orquestrada pela extrema direita”, diz Carolina Pedroso, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). (...).

(Para continuar, clique Aqui).

................
Dica de Leitura

"Bolsonaristas Admitem Que Sanção Contra Moraes Pode Não Ter Impacto Esperado"  -  Aqui.

Nenhum comentário: