segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A URSAL E A SUBCULTURA POLÍTICA BRASILEIRA

.
'Teorias da conspiração', eis um tema em voga, mas, antes, o comentário preciso de um cético observador:

"As  'teorias de conspiração' têm mercado inversamente proporcional à ignorância de História e de política; é impressionante como há no mundo idiotas para comprar baboseiras sem fim como a 'ordem dos cavaleiros templários que domina o mundo', a 'comissão trilateral',  a 'Fundação Ford', as várias 'maçonarias', o 'clube de Roma', o 'clube Bildberg'.

A base lógica dessas crenças é que o mundo funciona dentro de um 'sistema' organizado, e os conspiradores são os maestros desse "sistema"; tudo se explica acima dos fatos porque algures há um complô de gênios que move os cordões do mundo.


Nunca existiu um "sistema" porque o mundo é um caos, a História é de impossível explicação racional, cheia de idas e voltas, avanços e recuos, conflitos desencadeados por mera estupidez e insensatez (apud Barbara Tuchman), atores políticos fazem bobagens o tempo todo, são irracionais, muitos deles lunáticos perigosos, o ser humano é insuscetível a viver em um sistema minimamente racional na sua estrutura macro, há uma junção anárquica de vários subsistemas descoordenados entre si.
A União Soviética seria um dos grandes sistemas conspiratórios, acabou de repente de forma anárquica; por que esses crédulos não tentam explicar? O fim da URSS não se encaixa no mundo de "sistemas"; como fica?
O fato é que muitas pessoas inseguras e incultas PRECISAM de uma crença em poderes extraordinários em algum lugar do planeta, para terem um eixo referencial de vida, e isso explica o imenso mercado de seitas, pastores malandros, gurus, etc.".  (Do analista-leitor André Araújo).



A revelação fantástica da U R S A L mostra a subcultura política brasileira 

Por Rogério Maestri

A maioria das pessoas foram tomadas de surpresa pela fantástica “revelação” do Cabo Daciolo sobre o plano de criação de uma “URSAL” (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) pelo fórum de São Paulo, que junto com a teoria de que a Terra é plana e que a NASA esconde isto, desnuda para a imensa maioria da população brasileira a subcultura política que lunáticos vinculados a gurus também lunáticos fazem correr por baixo da política oficial brasileira.

O mais surpreendente de tudo é que o Cabo Daciolo foi eleito pelo PSOL, para posteriormente ser expulso não por ser paranoico delirante, mas por contrariar a linha de laicidade do Estado que o PSOL adota. Ou seja, no lugar de propor remédios para a paranoia de seu deputado, o PSOL leva-o ainda a sério e o expulsa por suas ideias evangélicas-religiosas atrasadas.


Mas tirando o desespero do PSOL na campanha passada que para conseguir alguns votos a mais, coloca como candidato alguém que poderia ser definido como “louco de atar”, é necessário discutir seriamente essa delirante subcultura política.
Se for colocada na busca do YouTube a palavra URSAL, surgirão diversos vídeos, alguns com centenas de visualizações delirantes, que muitos levam extremamente a sério, como a de houve no fórum de São Paulo a união de forças de esquerda para a criação de uma URSAL.
Como toda boa teoria da conspiração, conforme um excelente vídeo do Pirula (um biólogo que faz vulgarização científica no YouTube), a URSAL segue todos os passos necessários para constituir uma boa teoria da conspiração, no caso do Vídeo do Pirula trata-se de teorias da conspiração “científicas” que, adaptado ao cenário político, encaixa como uma luva:
1) Pegar um fato bem estabelecido pela ciência (ou uma realidade social), a exemplo da história de ter ocorrido reunião em São Paulo que teria dado início ao que veio se chamar de Fórum de São Paulo. 
2) Inventar alguma fórmula de converter um fato real em uma mentira, e que todo mundo estaria sendo enganado por conspiradores pertencentes a um determinado grupo SECRETO; no caso seria a transformação de uma reunião aberta de partidos e movimentos de esquerda em uma conspiração para criar a URSAL.
3) Feita a lambança, procura-se pinçar dentro da realidade fatos que corroborem a teoria da conspiração, ou seja, o fórum de São Paulo existe, quem faz parte deste fórum são organizações de esquerda, a esquerda sempre propõe organizações internacionalistas e daí por diante.
4) Cria no Facebook, no YouTube ou numa página qualquer de um blog um documentário tosco qualquer em que se possa espalhar a ideia mirabolante (no caso a URSAL).
5) Começa a falar que a ciência (no caso comentaristas de política) não sabe de nada, ou que todos os jornalistas e demais envolvidos na divulgação da política estão todos vendidos para um poder maior, no caso financiado pela “nova ordem mundial” (que é um conluio gigantesco que envolve os USA, os comunistas, Lula, FHC, e talvez o cachorro da sua vizinha).
6) Depois de achincalhar a ciência e mídia em geral, que 'estão escondendo a verdade', é só citar alguns “grandes experts” sobre o assunto que confirmarão a tua verdade, no caso o “filósofo-astrólogo” Olavo de Carvalho, ou seja, milhares de jornalistas, comentaristas políticos estão mentindo, mas Olavo de Carvalho estará dizendo a verdade. Como se pode ver, a URSAL se encaixa perfeitamente na formação de uma verdadeira teoria da conspiração, porém sugiro a quem estiver mais interessado no assunto que assista ao vídeo do Pirula.
O interessante é o tal Dossiê Ursal, uma verdadeira peça de falsificação para ignorantes de um primarismo espantoso. É um documento apócrifo (algo que é proibido por lei) onde são colocadas frases curtas entre links nada confiáveis.
Mais ou menos 30% dos links remetem para vídeos do YouTube que foram retirados por contrariarem a política do YouTube, mais uns 50% são links de notórios direitistas, como os deputados Bolsonaro e Ônix Lorenzoni, páginas e vídeos do “filósofo-astrólogo” Olavo de Carvalho, notórios jornalistas de extrema direita, páginas de pastores norte-americanos de propaganda anticomunista e alguns links a projetos de lei. O restante é direcionado a generalidades que são um verdadeiro lixo de informação. Tive o trabalho de tentar abrir todos os links do tal “Dossier” (alguns já foram retirados da Internet) e não recomendo a ninguém que faça esta penosa tarefa, acreditem em mim e não percam o seu tempo.
Este dossier Ursal é uma das dezenas de lixo de extrema direita, que alia o primarismo da argumentação a pobreza da estrutura, que somente pessoas muito ignorantes ou mal-intencionadas conseguem se ater ou utilizá-la como fonte de informação, mostrando que a nossa extrema-direita não tem a mínima capacidade de articulação, beirando ao analfabetismo funcional.
Devido a má qualidade dos textos e dos vídeos que são utilizadas pela extrema-direita, pode-se entender a má qualidade do discurso da mesma, porém é importante destacar as seguintes observações:
1) Que alguém que lê e cita este lixo como fonte de informação tenha sido adotado por um partido que se diz de esquerda revolucionária e intelectualizada, o PSOL, para compor uma chapa a deputado federal da cidade do Rio de Janeiro. Ou seja, se alguém dos quadros dirigentes deste partido tivesse algum critério de seleção e não desespero para conseguir votos a mais, essa aberração não existiria.
2) Que apesar de ignorantes e sem noção, pessoas como este candidato façam parte de grupos profissionais que andam armados; ao menos teoricamente, deveriam ter um grau mínimo de instrução cívica.
3) Que a legislação eleitoral brasileira é uma verdadeira piada, pois veta um ex-presidente de falar em debates televisivos e deixa criaturas que beiram ao nível da imbecilidade política ocuparem minutos preciosos da TV.
4) Que a subcultura política conte com espaço em partidos ditos de esquerda, como o PSOL, e que pessoas que abracem tais ideias sigam na sua posição de deputados federais propondo modificações absurdas na constituição e leis gerais do país, e alcancem a condição de candidatos ao cargo máximo da República.
Ou seja, diferentemente do que disse o candidato Ciro Gomes - “A democracia é uma delícia, uma beleza...” -, podemos dizer que a democracia burguesa é uma farsa.  -  (Aqui).
....

(Em tempo:

.Clique AQUI para conferir o vídeo "William de Lucca revela os bastidores do 'Plano URSAL').

Nenhum comentário: