domingo, 12 de agosto de 2018

O NEOLIBERALISMO E O FATOR CABO DACIOLO


O neoliberalismo e o fator Cabo Daciolo

Trechos do artigo "URSAL e USSF, aliados inseparáveis do neoliberalismo", de Fábio de Oliveira Ribeiro, publicado no GGN - aqui -:

"... Eventos climáticos catastróficos, como os incêndios nos EUA e na Europa em razão de uma seca sem precedentes, reforçaram a percepção mundial de que a civilização capitalista industrial está destruindo o planeta. O que fez Donald Trump? Negou a existência do aquecimento global e anunciou a criação do United States Space Force.
O golpe de 2016 destruiu a economia brasileira produzindo desemprego, desespero e fome aumentando as chances do PT eleger o novo presidente e uma respeitável bancada de deputados e senadores. O que fez o Cabo Daciolo? Durante o debate na Band ele denunciou a conspiração para a criação da URSAL. 
Ao introduzir a URSAL no debate eleitoral, Daciolo agiu como se fosse o legítimo Donald Trump brasileiro. A posição que Bolsonaro queria ocupar está ameaçada. No Twitter e no Facebook os militantes de esquerda passaram a ridicularizar Daciolo e a URSAL, mas o efeito disso pode ser devastador para a própria esquerda. Afinal, há um abismo cultural entre os militantes do PT e do PSOL e o eleitorado que os partidos de esquerda pretendem representar. 
O neoliberalismo produz exclusão social, concentração de renda, desemprego, empobrecimento da população, danos ecológicos e aquecimento global, mas os capitalistas podem perfeitamente conviver com políticos que acreditam ou dizem acreditar que existe uma conspiração alienígena/comunista para roubar a água do planeta. Como sempre ocorre em momentos de crise, os bilionários parecem estar mais inclinados a espalhar o medo e a irracionalidade do que a debater de maneira racional e científica os problemas que eles mesmos ajudaram a criar. 
Os beneficiários do neoliberalismo sabem que é mais fácil e muito mais barato mobilizar o ódio do que reconhecer os próprios erros. Sobretudo, eles estão e sempre estarão dispostos a gastar alguns tostões para eleger políticos que desviem a atenção da população dos males produzidos pela civilização capitalista industrial. Portanto, ninguém deve ficar surpreso se o Cabo Daciolo começar a entrar nos corações, mentes e bolsos dos capitalistas brasileiros e estrangeiros nas próximas semanas ocupando o lugar de plano B do golpe que pertencia a Bolsonaro. ...".
....
Consta que Cabo Daciolo teria obtido espaço no debate da Band em face da legislação, conforme se vê aqui. E, à vista do que se constata aqui, não só montou no cavalo que o candidato Bolsonaro recusou, mas tem tudo para ofuscá-lo na corrida eleitoral, para alegria da Band e do 'candidato do sistema'.
Notas: URSAL: União das Repúblicas Socialistas da América Latina - clique aqui -; USSF: sigla, em inglês, de Força Espacial dos Estados Unidos, sobre a qual cuidaremos em post específico.

................
EM TEMPO

Clique AQUI para conferir a entrevista concedida ontem, 11, à imprensa do Piauí pela senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. 

Nenhum comentário: