sábado, 17 de dezembro de 2016

O RECONHECIMENTO DE SÔNIA BRAGA E AQUARIUS


Sônia Braga ganha prêmio nos EUA por trabalho em Aquarius

Sônia Braga foi eleita a melhor atriz pela Associação de Críticos de Cinema de San Diego pelo sua atuação no filme Aquarius. A atriz brasileira desbancou as favoritas norte-americanas Emma Stone, Nathalie Portman e Annette Bening, e também Ruth Negga, nascida na Etiópia.

Recentemente, Sônia Braga venceu o Prêmio Fênix da Cidade do México, assim como Aquarius, que foi escolhido como melhor filme. No longa dirigido por Kleber Mendonça, a atriz interpreta Clara, uma aposentada que mora sozinha em um prédio e se torna alvo da especulação imobiliária.

................

Comentários - aqui - de duas leitoras do Jornal GGN:

Lenita: - Não vi o filme, mas, pelo trailer, não entendo o pq dele ter sido vetado para ser o indicado pelo Brasil p/ o Oscar de melhor filme estrangeiro. Só pode ser pelo movimento dos atores contra o golpe.
Eta cabecinhas pequenas, que só demonstram o quanto são mesquinhos e invejosos. Eles  dão o golpe, mas não querem que ninguém saiba. Só no escurinho do cinema.
Lídia Zorrilla: - Não assisti, mas pelo que já li, a história é muito semelhante à daquele prédio que Geddel queria liberar em Salvador. O capitalismo predatório, na especulação urbana.
E capitalismo predatório é filosofia de vida dessa turma.
Lenita: - Vai ver que na época do filme em Cannes, já estava rolando o negócio do prédio de Salvador.
Lídia: - O de Salvador, não sei. Mas o de cais Estrellita, em Recife, sim. Li algum negócio semelhante acontecendo em Porto Alegre. Por isso, penso que é retrato de uma prática bastante frequente.
(Vi o filme, e gostei muito. Teria chances, sim, de levar o Oscar, mas, claro, tudo iria depender dos concorrentes. O enredo evoca caso ocorrido no Recife, terra do diretor Kleber Mendonça. Suspeita-se que o protesto em Cannes pesou muitíssimo no veto a Hollywood. 
Em Tempo: 'Pequeno segredo', o filme indicado pelo Brasil, foi eliminado na prévia do Oscar - aqui).

Nenhum comentário: