domingo, 17 de abril de 2016

O BRASIL, OS EUA E A BATALHA PELA SUBMISSÃO ECONÔMICA (II)


"Para Mark Weisbrot, co-diretor de Centro de Pesquisa Econômica e Política, em Washington, discrição de Obama não é acaso
,,,,

                                   Mark Weisbrot - google imagens

'O governo dos Estados Unidos vem guardando silêncio sobre esta tentativa de golpe, mas há poucas dúvidas quanto à sua posição.' A frase é de Mark Weisbrot, co-diretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política, em Washington, e presidente da Just Foreign Policy, organização norte-americana especializada em política externa. Para ele, a campanha do impeachment é, sim, um golpe de Estado capitaneado pela elite nacional, algo impensável nos Estados Unidos.

O especialista norte-americano comparou as pedaladas fiscais de Dilma a expedientes utilizados recentemente pelo presidente norte-americano Barack Obama. 'Quando os republicanos se negaram a elevar o teto da dívida, em 2013, a administração Obama recorreu a vários truques de contabilidade para adiar o prazo final no qual se alcançaria o limite. Ninguém se incomodou com isso', escreveu Weisbrot em artigo para o jornal Folha de S.Paulo.

Ele frisou que a articulação do golpe vem da elite nacional 'para obter por outros meios aquilo que não conseguiu conquistar nas urnas nos últimos anos'. 'O juiz Sergio Moro lidera uma bem executada campanha de difamação de Lula', escreveu o especialista norte-americano.

Para Weisbrot, o golpe prospera no silêncio conveniente dos Estados Unidos. 'Há poucas dúvidas quanto à sua posição', disse. “Eles sempre apoiaram golpes contra governos de esquerda no hemisfério, incluindo, apenas no século 21, o Paraguai em 2012, Haiti em 2004, Honduras em 2009 e Venezuela em 2002.”

Ele lembra que recentemente Obama foi à Argentina para 'derramar-se em elogios ao novo governo de direita, pró-EUA'. 'E hoje, no Brasil, a oposição é dominada por políticos favoráveis a Washington. Seria mais uma coisa lamentável se o Brasil perdesse boa parte de sua soberania nacional, além de sua democracia, com este golpe sórdido.' "







(Do UOL - OPERA MUNDI, revista Brasileiros, post intitulado "Silêncio dos EUA é apoio ao golpe no Brasil, diz especialista norte-americano" -  aqui).

Nenhum comentário: