sexta-feira, 12 de julho de 2013

SALVE NOSSA RAINHA MARIA DA INGLATERRA


COMENTÁRIO I
"Fico envergonhado com uma situação dessa. Fico envergonhado em lugar dos detentores do poder cultural, político e econômico do Piaui, que deixam essa situação perdurar. Fico envergonhado também por nunca ter sequer ouvido MARIA DA INGLATERRA. Ainda é tempo de se remediar isso, minha gente. Pé na tábua, Fé em Deus e vontade de fazer. "Me dê as flores em vida, o carinho, a mão amiga, para aliviar meus ais...".

Corram que ainda é tempo de se colocar MARIA DA INGLATERRA no lugar em que merece estar, vivendo com um mínimo de dignidade e tendo sua obra artística perpetuada através de, pelo menos, um disco gravado.

Que Deus te abençoe, MARIA DA INGLATERRA!"


COMENTÁRIO II
"(...) Jamais havia tido o prazer de ouvir MARIA DA INGLATERRA. Vivêssemos nós em um país em que se respeita a cultura e seus artistas, Maria Luiza dos Santos Silva poderia perfeitamente compor e cantar suas músicas leves, simples e soltas, com dignidade e sem que o Musicólogo Cravo Albin necessitasse criar um nome artístico tão aristocrático e distante do nível de vida da nossa artista piauiense. Nada contra o nome artístico e sim contra os súditos infiéis de MARIA DA INGLATERRA. Rainha sem conseguir sequer terminar seu 'Petit Trianon'. Marie Antoinette d'Alzace et de Lorraine, que não cantava nem compunha, pelo menos que eu saiba, conseguiu isso com muito mais facilidade... Ao ler essa matéria, desmarquei todos os compromissos do dia para pesquisar e fazer algumas edições com nossa compositora e cantora do Estado do Piaui. Rainha sim! Rainha de si mesma e com dons mais valiosos do que toda riqueza terrena. Rainha de Luizilândia, Teresina e Piaui. Senhora dos Carnaubais e Buritizeiros, que irá, se Deus quiser,  terminar de construir seu "palacinho", para reinar e viver com a dignidade que merece, se não como RAINHA, pelo menos como CIDADÃ BRASILEIRA! Abraço do indignado Luciano."




(Luciano Hortêncio, pesquisador musical, amante da MPB, acerca da situação vivenciada pela cantora piauiense - de coração - Maria da Inglaterra, conforme pungente relato de Flávio Farias no post "Compositora analfabeta de duas mil músicas vive abandonada no Piauí", publicado no blog Luis Nassif Online - AQUI -, onde também constam vídeos e comentários adicionais sobre a Rainha de Luzilândia, Teresina e arredores).

2 comentários:

lucianohortencio disse...

Caro Gregório Macedo,

Honrado com sua distinção e finesse.
Os detentores do poder, no Estado do Piaui, tem obrigação de fazer valer Lei já em plena vigência desde 2008 e minorar a situação vexatória em que se encontra Maria Luiza dos Santos Silva, Rainha de Luzilândia, Terezinaa e arrededores, também conhecida como Maria da Inglaterra.

Dodó Macedo disse...

Caro Luciano,

Honrado estou eu com seu gesto, e mais honrados certamente estaremos ao saber que Maria da Inglaterra teve, enfim, superadas as dificuldades com que se defronta.

Um grande abraço.