quarta-feira, 31 de julho de 2013

JIMMY CARTER OPINA SOBRE O AMERICAN WAY


Carter apoia Snowden: "EUA não tem uma democracia que funcione"

Durante (recente) discurso em um evento de portas fechadas da associação Atlantik-Brücke, em Atlanta (EUA), Jimmy Carter criticou o serviço de inteligência dos Estados Unidos e disse que o fato de os cidadãos americanos tomarem conhecimento do programa de espionagem interna da Agência de Segurança Nacional (NSA) é algo “benéfico” para eles.

“Na atualidade, os Estados Unidos não tem uma democracia que funcione”, diz a revista alemã Der Spiegel citando o ex-presidente dos EUA.

Segundo a Der Spiegel, Carter também expressou um pessimismo geral para com a situação global. “Não há nenhuma razão para ser otimista”, disse Carter referindo-se à situação no Egito. Ele também lamentou a crescente dissidência política nos EUA, a influência excessiva do dinheiro nas campanhas eleitorais dos EUA e as confusas regras eleitorais americanas.

Carter destacou o triunfo da tecnologia moderna, que “ajudou as revoluções em alguns dos países da Primavera Árabe, levando-os a um progresso democrático”, mas ressaltou que, devido à atividade da NSA, plataformas como o Google e o Facebook perderam credibilidade em todo o mundo.

Não é a primeira vez que Jimmy Carter critica abertamente a atividade da NSA. "Eu acho que a invasão de privacidade já foi longe demais", disse Carter à CNN em outra ocasião. "E eu acho que o segredo em torno dele [o programa de espionagem] foi excessivo".

No ano passado, ele escreveu um artigo para o The New York Times alegando que os Estados Unidos "perderão a sua autoridade moral" se continuarem a privar seus cidadãos de seus direitos civis. "Numa altura em que as revoluções populares estão varrendo o mundo, os Estados Unidos devem fortalecer, e não enfraquecer, as regras básicas do direito e os princípios da justiça, enumerados na Declaração Universal dos Direitos Humanos", escreveu Carter. "Mas, em vez de tornar o mundo mais seguro, a violação dos direitos humanos nos Estados Unidos encoraja nossos inimigos e aliena os nossos amigos." (Fonte: aqui).

................
Enquanto isso, os republicanos, apoiados por parcela ponderável da chamada 'inteligentsia wasp', e até mesmo por certos democratas, levam Jimmy Carter na base da galhofa, isso quando deixam de fazer o usual, que é simplesmente ignorá-lo. É que, além de sustentar opiniões como as acima expostas, Carter é, por exemplo, francamente favorável à criação de um Estado Palestino Pleno - o que é coast to coast considerado um baita sacrilégio.

Nenhum comentário: