quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

CITAÇÕES, PROFECIAS E A NOVA ORDEM

Santo Agostinho (354-430)... "Durante doze anos foi seguidor de Mani, profeta persa que pregava uma doutrina na qual se misturavam Evangelho, ocultismo e astrologia. Segundo Mani, o bem e o mal constituíam princípios opostos e eternos, presentes em todas as coisas..." (aqui). Daí o "Maniqueísmo"(?). Santo Agostinho escreveu 'Confissões', autobiografia  que contempla sua juventude e sua conversão ao Cristianismo, quando tinha trinta e poucos anos, e 'A cidade de Deus', em que consola os cristãos após a invasão de Roma pelos Visigodos. Mas 'Confissões' é 'o livro': Agostinho revela passagens de uma vida com lances de esbórnia pagã, os quais, depois de sua conversão ao catolicismo, como que serviram de fonte 'reversa' (fazer tudo ao contrário do que o Santo fez na juventude...) para as 'aulas' de virtuosismo que ali profere. 'Aulas' salpicadas de conservadorismo (e até obscurantismo), evidentemente. 
(Santo Agostinho).
Citações, profecias e a nova ordem
Por Frederico Firmo
A religião e as igrejas têm história e contexto, embora sempre se refiram de forma  atemporal.

Em nosso contexto mais mundano, o Brasil de Bolsonaro, um temor gerou um frio em minha espinha.  Ultimamente, depois de tantos séculos, tenho lido e ouvido falar que a Terra é Plana, que Einstein e Darwin estão errados. Surgiu até um novo profeta, Olavo, o preferido do Jair Messias. Mas o temor surgiu quando  estava lendo um livro muito bonito sobre a matemática: "Gamma: Exploring Euler's constant", Julian Havil e Freeman Dyson. Um livro para quem gosta de ciências e matemática. Mas eu gelei quando me deparei com a citação.

"O Bom Cristão deve se precaver contra Matemáticos, e todos os que fazem profecias vazias. O perigo  existe de que os matemáticos tenham feito um acordo com o diabo para obscurecer o espírito e confinar o homem preso às correntes do Inferno"
- St. Agostinho.

Se isto for lido pelo ministro da Educação eu temo que venham propor um decreto para uma nova reforma na educação, eliminando a Matemática. Assim  ficaríamos apenas com o português (sem interpretação de textos) e inglês (com interpretação do texto).

Eu fiquei com muito  receio, pois o novo ministro defendeu o anticientificismo. Talvez esta postura venha de suas leituras (sobre)  Santo Augustinho. O Santo numa outra frase nos brinda com:

Existe uma outra forma de tentação ainda mais carregada de perigo. Esta é a doença da curiosidade... É a que nos dirige para tentativa de descobrir os segredos da natureza, cujos segredos estão além da nossa compreensão, e que não nos trarão nada e sobre as quais o homem não deve desejar aprender.
 

— Saint Aurelius Augustinus Augustine
In Dragons of Eden by Carl Sagan (1977)
Talvez por isto ele goste tanto da atual reforma que eliminou Ciências da grade obrigatória.

Numa tentativa hermenêutica (pós lava-jato o termo  interpretação foi trocado por hermenêutica),  de reconciliar o mundo atual com o profeta e Santo, eu pesquisei  e descobri que os matemáticos na época do Santo eram os escribas do templo e cuidavam da colheita e dos dinheiros. Ou seja eles eram economistas. Após esta descoberta tudo ficou mais claro e me permitiu  reescrever a frase.

"O Bom Cristão deve se precaver contra Economistas, e todos os que fazem profecias vazias. Pois,  perigo existe  de que os Economistas  tenham feito um acordo com o diabo para obscurecer o espírito e confinar o homem presos às correntes do Inferno".

"St. Agostinho"

Vejam como Santo Agostinho é atual.
Mas  para me conciliar definitivamente eu fui buscar uma frase de São Tomaz de Aquino

"Desconfiem de um homem de um único livro......".  -  (Fonte: Aqui).  

Nenhum comentário: