sexta-feira, 17 de julho de 2015

CASO CASTELO DO PIAUÍ: INFORMAÇÕES SOBRE UMA TRAGÉDIA EVITÁVEL

                              Gleison Vieira da Silva, 17, morto em 16.7

O adolescente assassinado dentro do Centro Educacional Masculino (CEM), Gleison Vieira da Silva, 17 anos, será sepultado em Teresina. Segundo o prefeito de Castelo do Piauí, José Maia, a população da cidade não aceitaria que o corpo voltasse a Castelo. 

(...)

O prefeito acredita que houve falha na segurança do CEM. “Nós sabemos que pessoas condenadas por estupro são sempre mal recebidas quando ingressam no sistema prisional ou nos centros de internação, mas eu imaginava que isso aconteceria em relação aos outros menores internos, nunca pensei que os próprios colegas fossem matá-lo. A segurança do CEM deveria ter separado os meninos”, disse o prefeito. (O prefeito certamente ignora a informação abaixo apontada).

Gleison Vieira da Silva foi espancado até a morte na noite da quinta-feira (16) dentro de uma das celas do CEM, que ele dividia com os outros três coautores do crime que repercutiu em todo o país. Os outros três menores condenados confessaram o assassinato em depoimento. (Aqui).

................
Trata-se de desdobramento do caso de estupro coletivo verificado em Castelo do Piauí.

Detalhe: O menor Gleison, morto por seus companheiros, colaborou com as autoridades policiais para a apuração dos atos perpetrados em Castelo, particularidade do conhecimento dos demais implicados - e todos eles compartilhavam o mesmo espaço no Centro Educacional Masculino! 

Espera-se que as autoridades responsáveis pelo sinistro respondam por seu erro brutal.

Eis a nota oficial da OAB-PI sobre o tema:


A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, vem a público se manifestar acerca da morte de Gleison Viera da Silva, 17 anos, dentro do Centro Educacional Masculino (CEM) na noite dessa quinta-feira (16). O adolescente é um dos quatro menores acusados pelo estupro coletivo de quatro jovens no município de Castelo do Piauí e cumpria medida socioeducativa.
A entidade repudia o procedimento adotado pela gestão do CEM, colocando no mesmo espaço menores que anunciavam a intenção de cometer ato contra a vida do adolescente vitimado, demonstrando total falta de controle e planejamento do Estado, além da necessidade de maiores investimentos em segurança, educação e ações que visem a ressocialização dos internos.
Indispensável a apuração da responsabilidade funcional dos agentes que deveriam zelar pela segurança do menor vitimado, bem assim dos adolescentes que praticaram os atos que culminaram com a morte de Gleison Vieira da Silva.
A OAB-PI tem cobrado a punição daqueles que cometem ilícitos, inclusive com o acompanhamento de diversos casos através de suas comissões. Contudo, a apuração e punição deve ocorrer segundo a legislação vigente, em respeito ao Estado Democrático de Direito.

Nenhum comentário: