domingo, 1 de fevereiro de 2015

UM TIC TAC PARA A AUSTERIDADE


Dezenas de milhares marcham na Espanha contra a austeridade

Pessoas gritavam 'tic tac tic tac' durante manifestação em Madri, sugerindo que o tempo está acabando para a elite política do país 

Dezenas de milhares marcharam em Madri ontem, 31, na maior demonstração de apoio ao partido anti­austeridade Podemos, cuja popularidade e políticas têm levantado comparações com o partido Syriza, que acaba de vencer eleições na Grécia.

Pessoas gritavam "sim, nós podemos" e "tic tac tic tac", sugerindo o tempo está acabando para a elite política. Muitos agitavam bandeiras e banners gregos e republicanos leem "a mudança é agora".

O Podemos foi formado há apenas um ano, mas produziu um grande choque ao ganhar cinco assentos nas eleições para o Parlamento Europeu, em maio. Atualmente está liderando as pesquisas de opinião na corrida para as eleições locais, regionais e nacionais neste ano.

A Espanha está saindo de uma crise econômica de sete anos como um dos países de mais rápido crescimento da zona do euro, mas a saída da recessão ainda tem de aliviar dificuldades para milhares de famílias, num país onde quase um em cada quatro trabalhadores está sem emprego.

O líder grego Alexis Tsipras disse que cinco anos de austeridade "humilhação e sofrimento" impostos pelos credores internacionais acabaram, após seu partido Syriza vencer eleições antecipadas em 25 de janeiro. (Fonte: aqui).

................
Enquanto isso, Yanis Varoufakis, professsr de economia na Universidade de Austin (Texas) e que será um dos grandes responsáveis pela política financeira do governo de Alexis Tsipras, revela (AQUI) qual será a estratégia de governo do Syriza para mudar as políticas da 'troika' sem provocar uma crise financeira - e aproveita para destacar:

"Vamos combater a imunidade tributária das elites. Não é apenas uma questão de evasão fiscal, mas de que grande parte de sua renda nem sequer é tributada."

Nenhum comentário: