sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O ADEUS DE CYBELE, DO QUARTETO EM CY



Sai de cena Cybele, do Quarteto em Cy

Cybele de Sá Moreira, integrante do Quarteto em Cy, morreu ontem, dia 21, aos 74 anos. Cybele teve uma isquemia pulmonar. (...).

O Quarteto em Cy foi formado na década de 1960, pelas irmãs baianas Cyva, Cybele, Cynara e Cylene. Da família Sá Leite, elas nasceram em Ibirataia, na Bahia, ligadas a um projeto sociocultural, acabaram por se aproximar da música. Logo de início tiveram apoio de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra, formando assim o Quarteto em Cy, que remete à primeira sílaba de seus nomes.

O primeiro disco veio em 1964, com composições de Edu Lobo, Ruy Guerra, Baden Powell, Moacyr Santos e Vinicius.

              Cynara (ao lado de Tom) e Cybele (com Chico Buarque a seu lado).

Por 40 anos, o grupo teve várias modificações. Em 1967, Cynara e Cybele se desligaram do Quarteto, pois não queriam arriscar a sorte no mercado fonográfico americano, formando então uma nova dupla. Neste ano, elas defenderam “Carolina”, de Chico Buarque, no Festival Internacional da Canção, e ficaram em terceiro lugar.

Cybele se casou, em 1969, com o jornalista, radialista e dublador Marcílio Freire, com quem teve um filho. Freire morreu em 2003, aos 66 anos.

Inahiá Castro é a autora do livro “As Meninas do Cy”, que relata várias passagens da vida musical das irmãs, com várias histórias engraçadas. O lançamento do livro foi no ano passado, junto com um show comemorando os 50 anos de trajetória musical do grupo. (Fonte: aqui).

................
POST AQUI PUBLICADO EM MARÇO DE 2013:


As meninas do Quarteto em Cy com Oscar Castro Neves, Pelé, Dorival Caymmi e Vinicius de Moraes. O poeta Vinicius foi quem abriu o caminho musical para as baianinhas, por volta de 1963, no Rio de Janeiro. Com a palavra Cyva Leite, líder do Quarteto (blog AQUI): "Sempre dizemos que o Vinicius foi o nosso padrinho, porque foi quem incentivou o Quarteto e acreditou em nós. Foi decisivo para nossa carreira. Ele dizia que falava tanto em nós e andava nas festinhas conosco, que o pessoal já o estava chamando de 'Cynicius'."

Ao longo de suas cinco décadas de atuação, o Quarteto em Cy (que continua firme e forte) passou por diversas alterações em sua formação, todas elas com a presença de Cyva. Clique AQUI para ler ótima entrevista com ela.


Ontem, 18,03.2013, tivemos a satisfação de ver o Quarteto em Cy, acompanhado de Georgiana de Moraes, filha do poetinha, oferecer belíssima homenagem a Vinicius por conta de seu centenário de nascimento. Foi marcante o show no Artes de Março, promovido pelo Teresina Shopping.

2 comentários:

Prof.Francisco Correia disse...

O parnaibano Benjamim Santos carinhosamente chamado por "Beija", foi diretor de shows do grupo. Ele reside hoje em Parnaíba.

Dodó Macedo disse...

Grato por sua visita e comentário, Francisco.

Um abraço pra você e Benjamin.