Maria Gaetana Agnesi.
Tão logo recorremos ao Google nos deparamos com a caricatura de uma mulher, acompanhada da informação: "296º aniversário de Maria Gaetana Agnesi". Quem foi Maria Gaetana?
Por feliz coincidência, vi no jornal GGN o post abaixo, que transcrevo:
Google homenageia a inovadora Maria Gaetana Agnesi
Por Antonio Francisco
Sua história está nas wikipédias. Vale a pena ler. (...). Parece que o texto a respeito dela na wikipedia italiana está mais completo:
http://it.wikipedia.org/wiki/Maria_Gaetana_Agnesi
mas pode ser lido também em português:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Gaetana_Agnesi
Aqui, uns tópicos:
Maria Gaetana Agnesi nasceu em Milão a 16 de maio de 1718 e ali faleceu em 9 de janeiro de 1799.
Matemática, filósofa e benfeitora italiana.
Primogênita de 21 irmãos.
Tendo nascido em Milão, Maria foi considerada uma menina prodígio muito cedo, falava francês e italiano aos cinco anos de idade. Aos 13 anos de idade já havia adquirido fluência no grego, hebraico, espanhol, alemão e latim, sendo considerada uma verdadeira poliglota. Sempre educou seus irmãos mais novos. Quando tinha nove anos de idade compôs um discurso em latim para um encontro acadêmico. O tema era o direito das mulheres de receber educação.
Agnesi é reconhecida como tendo escrito e tratado, simultaneamente, o cálculo diferencial e integral, e por ter sido a primeira mulher nomeada como professora de matemática numa universidade.
Escreveu em latim a obra "Propositiones philosophicae" (Proposições Filosóficas), datada de 1748 1 e impresso em Milão, então a capital de um pequeno estado sob o domínio austríaco; mas o que a tornou notável foi o seu compêndio profundo e claro de análise algébrica e infinitesimal na obra "Instituzioni Analitiche" (Instituições Analíticas), traduzida para o inglês e para o francês.
O livro foi além dos tópicos sobre filosofia e abordou mecânica celestial e teoria da gravidade de Newton. Durante uma década, Agnesi escreveu uma obra de dois volumes; o primeiro deles, com mais de mil páginas, tratava de aritmética, álgebra, trigonometria, geometria analítica e cálculo. O segundo abrangia equações diferenciais. Foi a primeira obra que uniu as ideias de Isaac Newton e de Gottfried Leibniz 2. É dela também a autoria da chamada "curva de Agnesi". Faleceu numa instituição para idosos, em Milão, chamada Pio Albergo Trivulzio. (Fonte: aqui).
................
Conclusão: O Google acertou em cheio.
sábado, 17 de maio de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Dodó, amigo querido.
O que me mais me chamou atenção na biografia de Maria Gaetana Agnesi, foi que ela aos nove anos de idade "compôs um discurso em latim para um encontro acadêmico. O tema era o direito das mulheres de receber educação" - citação da wikipédia.
Saudades de vocês amigo.
Beijokas.
Querida amiga Marília,
Que bacana receber seu comentário!
A Maria Gaetana é, de fato, um fenômeno, genial mesmo.
Um grande abraço - ou, melhor, como você gosta de dizer, beijokas.
Postar um comentário