sábado, 20 de março de 2021

O QUE VAI PELO BB


Na foto, Fausto de Andrade Ribeiro, funcionário de carreira do Banco do Brasil, empossado em 1988, atual diretor-presidente da BB Consórcios, e virtual novo presidente da citada instituição.

"Em reunião com Guimarães (presidente da CEF), no Palácio do Planalto, o presidente disse, segundo assessores palacianos, que queria um nome que fosse mais afinado a ele. Ribeiro é considerado no Banco do Brasil um 'bolsonarista' e, segundo funcionários da instituição, cobrou de sua equipe que trabalhasse de maneira presencial durante a pandemia", aponta reportagem da Folha de S. Paulo.

Há um bom tempo, e haja tempo, o BB vivencia situação não muito confortável: dotado de um corpo funcional qualificado, detentor de expertise em apoio ao Agronegócio e notável capilaridade (o que hoje 'depõe contra'), é o agente ideal para atuar na linha de frente de um sistema econômico de viés Estruturalista, de que o País, Monetarista, a cada dia mais se distancia. Estado Mínimo ... Prevalência Absoluta do Deus Mercado ... Rentabilidade a Todo Custo ... O BB se empenha em transitar nesse cenário, que se pretende perpetuar, mas sua competitividade é afetada em razão de sua estrutura, segundo avaliam analistas entusiastas do Deus Mercado. Quousque Tandem? 
Não obstante, este escriba considera que, sim, o BB poderia atuar nas duas vertentes e fazer bonito.

.Notas Incidentais

(a) Nos idos do início do século 21, um certo  Superintendente Regional do BB, quando almoçava com a senhora proprietária de um restaurante amigo em Pombal, PB - terra do notabilíssimo economista Celso Furtado - lhe dirige a seguinte pergunta:
"Alguns bancos atuam aqui em Pombal; se o BB fechasse, qual seria o impacto sobre a economia da região?"  Ao que a arguta senhora nem sequer titubeou: "Na prática, pouca ou nenhuma falta. Faz muito tempo que o BB é só mais um banco!".  
Na tarde daquele dia, o Regional começou com o relato desse episódio a reunião com os gerentes gerais das agências BB atuantes na microrregião). 

(b) Como fica, afinal, o caso BB / BTG Pactual (Aqui)?

(c) Para conferir comentários de leitores do Brasil 247 acerca do BB, clique Aqui.

Nenhum comentário: