quinta-feira, 18 de março de 2021

LAVA JATO, SUPREMO E O VERSO DE CARTOLA (OU: A CATÁSTROFE QUE É PERMITIR LESÕES À CONSTITUIÇÃO)

.
“'Supremo passou a tomar consciência da catástrofe que é permitir lesões à Constituição. A anulação dos processos do Lula representa um início de reencontro de ministros da Suprema Corte com o Estado de Direito', analisa o jurista."

                                     

'Supremo Cavou Um Abismo Sob Seus Pés, Isso Explica o Voto De Fachin', Diz o Advogado Fernando Fernandes

No 247 - O advogado Fernando Augusto Fernandes, em entrevista à TV 247, falou sobre a anulação das sentenças contra o ex-presidente Lula na Lava Jato por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin na última semana. Para o especialista, a Corte finalmente se deu conta de que permitiu, diante de seus olhos, que um juiz, ao lado de procuradores de Curitiba, corrompesse a Constituição e o devido processo legal, o que ele classificou como “omissão dolosa''.

“O Supremo Tribunal Federal agia tal qual o crime omissivo impróprio. Vou traduzir: é quando a omissão é uma ação. Exemplo: eu deixo de jogar a boia para o meu inimigo morrer afogado; isso não é omissão de socorro, isso é homicídio. O fato é que o Supremo Tribunal Federal agiu tal qual a música do Cartola: ‘abismo que cavaste com os teus pés’”, falou. 

Fachin anulou as sentenças do ex-presidente por ter julgado que a Vara Federal de Curitiba não tinha competência para analisar os processos que conduziu contra o petista. Segundo o jurista, “não há como explicar a nenhum estudante de Direito a questão da competência de Curitiba. Isso é um escândalo”. Ele esclareceu que o STF não havia discutido ainda a competência do ex-juiz Sergio Moro para julgar os casos. “O Supremo Tribunal Federal diversas vezes devolveu autos a Curitiba sem nunca dizer que o Moro era competente. Simplesmente devolvia dizendo ‘vamos resolver isso depois’. Isso que aconteceu. É uma mentira que o Supremo decidiu que o Sergio Moro era competente para casos da Petrobras”. 
(Nota deste Blog: De fato, desde o advento da Lava Jato (março de 2014), dizia-se que os casos envolvendo corrupção na Petrobras deveriam ir para a 13ª Vara Federal em Curitiba, e o Supremo 'fechou os olhos'. A propósito, sugerimos a leitura de "Procurador admitiu que a competência de Curitiba era 'complexa e delicada'", publicada na ConJur em 22.02.21 - Aqui).

Fernando Fernandes afirmou que o Supremo agora age para corrigir suas omissões diante de sucessivas rupturas na Constituição. “Ao deixar isso ocorrer, dolosamente, para decidir depois, não percebeu que o próprio Supremo seria atacado, e não pelos advogados garantistas. Foi atacado porque criou uma direita radical que passou a atacar o Supremo Tribunal Federal e o Supremo não contou sequer com a legalidade da Procuradoria-Geral da República (PGR). Pela ausência, teve que o próprio Supremo Tribunal Federal fazer um inquérito, que é inconstitucional, mas isso em razão de ter deixado o Sergio Moro ‘se criar’, ter criado a Lava Jato, ter prendido senador da República, ter afastado o Aécio Neves quando não poderia… O Supremo deixou com que isso ocorresse, e nesse momento passou a tomar consciência da catástrofe que é permitir lesões à Constituição. A anulação dos processos do Lula representa um início de reencontro de ministros da Suprema Corte com o Estado de Direito, com o respeito à Constituição”.  -  (Aqui).

(Autor do cartum acima: Kayser)

................
",,,o Supremo Tribunal Federal agiu tal qual a música do Cartola: ‘abismo que cavaste com os teus pés’."

O Mundo É Um Moinho

Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho*
Vai reduzir as ilusões a pó

Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés

(Cartola - 1976)

[* =  Muitos cantores, como o próprio Cazuza, cantam essa música, na seguinte parte: "preste atenção, o mundo é um moinho" com a frase seguinte: "vai triturar teus sonhos tão mesquinhos", ou seja, os sonhos são mesquinhos. Porém, na versão original de Cartola e na cantada por Ney Matogrosso, o correto é "vai triturar teus sonhos, tão mesquinho", no singular, para designar que o mundo é mesquinho, não os sonhos da pessoa para a qual a música é cantada - Wikipédia - Aqui].

Nenhum comentário: