terça-feira, 30 de março de 2021

ADENDO AO FLAGRANTE POSITIVO DA SEMANA QUE PASSOU


O Diálogo Em Voga

"Certamente, diante da desmoralizante suspeição do senhor Moro, está ele desabilitado para voos mais altos...".

"Considerando o comportamento da mídia, notadamente Rede Globo, de oferecer  amplo espaço para o ex-juiz da Lava Jato mesmo após sua incontestável condenação junto à Segunda Turma do Supremo, franqueando-lhe a palavra sem qualquer contraponto, qualquer contraditório, eu, diante de sua afirmativa, me limito a dizer: Há Controvérsias, Amigo, Há Controvérsias!  -  (Post publicado neste Blog em 29.03  -  Aqui).

................
Adendo (Em 30.03)

A mídia sempre foi ciosa de sua isenção; há organizações que se vangloriam de observar um código de ética, que orientaria sua atuação.

Fixemo-nos na Globo: o ex-ministro e ex-juiz federal Sérgio Moro perdeu a condição de juiz, na expressão da palavra, em face de crimes praticados enquanto julgador do ex-presidente Lula, por ele impedido de exercitar seus direitos políticos. 

Pois bem, a despeito de a decisão da Segunda Turma do Supremo - contrária ao senhor Moro - ser terminativa (ou seja, ser irrevogável pelo pleno do STF), a Globo vem concedendo generoso espaço ao senhor Moro em cada um de seus informativos, nos quais ele se exibe ao grande (e leigo!) público alinhando argumentos falaciosos contra itens que embasaram a decisão de seus 'algozes', indiferente ao fato de, na prática, estar a agredir a Constituição Federal (que, por exemplo, nunca deixou margem a dúvidas quanto aos requisitos para a determinação da condução coercitiva). Chega até ao desplante de dizer, sobre atos que autorizou, que "se fosse nos Estados Unidos esses procedimentos não causariam nenhuma estranheza" - como se a nação brasileira fosse composta por idiotas e imbecis ignaros, desconhecedores dos mais comezinhos princípios de Direito e diretrizes constitucionais.

A propósito, uma vez que cabe ao STF a guarda da Constituição (preâmbulo do artigo 102), deveria o Supremo ser instado a pedir direito de resposta â Globo, no mesmo tempo e nos mesmos noticiosos, de sorte a desagravar a Constituição em face das agressões que o ex-juiz da Lava Jato, por palavras e/ou omissões, assacou contra ela. 

Nenhum comentário: