quinta-feira, 4 de março de 2021

BRASIL DETECTA VARIANTE NORTE-AMERICANA DO CORONAVÍRUS


Segundo a revista Fórum, a
 Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou na terça-feira (2) o primeiro caso de reinfecção do coronavírus no estado. Trata-se de um médico de 29 anos de Sabará que teve diagnóstico positivo de covid-19 em maio de 2020 e, depois, em janeiro de 2021.     

Além de se tratar da primeira reinfecção em MG, estudos laboratoriais feitos por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) constataram, na segunda-feira (1), que ela foi provocada por uma variante do coronavírus até então inédita no Brasil: a B.1.2, que começou a circular nos Estados Unidos em outubro do ano passado.    

“A primeira infecção foi causada pela linhagem viral B.1.1.28, que circula no Brasil desde março de 2020, e a segunda pela B.1.2, linhagem americana que circula nos Estados Unidos mais intensamente desde outubro. Até então, esta linhagem não havia sido detectada no Brasil, de acordo com os principais bancos de dados globais de linhagens Sars-CoV-2”, diz texto da UFOP sobre a descoberta.    

Cientistas sustentam que quanto mais a vacinação se prolongar, mais espaço e tempo o vírus vai ter para produzir variantes, entre as quais 'espécimes' capazes de desenvolver resistência às vacinas até aqui produzidas. Ao que consta, entre todos os países do mundo o Brasil é o que mais desperta temor em face da situação reinante, propícia para o surgimento de variantes (além, claro, a de Manaus).

Daí o fato de os EUA e países da União Europeia estarem opondo obstáculos ao livre trânsito de brasileiros. 

................
."Ação Federal Ajudaria a Conter Variante 'Galopante' do Vírus, Diz Gabbardo"  -  UOL  -  Aqui

."Brasil é o 2º País Com Mais Barreiras de Entrada no Exterior Por
Descontrole da Pandemia"  -  Brasil 247  -  Aqui.

Nenhum comentário: