sexta-feira, 14 de junho de 2019

DA DIFÍCIL ARTE DE MONTAR NARRATIVAS

Muitas vezes, no calor da refrega, o indivíduo, acossado pelos fatos, se socorre de qualquer argumento que lhe pareça factível, consistente, razoável. Lá na frente, surpreendido por um passo óbvio, imprescindível ao alcance da verdade, percebe que se conduziu ou se deixou conduzir a uma cilada, uma vez que, aquiescendo às exigências, poderá estar colocando todo o seu arsenal à luz do dia. O que não necessariamente tem a ver com o senhor procurador.
(GGN)
Por que Deltan Dallagnol não entrega seu celular para a perícia? 
Por Luis Nassif (No GGN)
Há inúmeras dúvidas que surgem da decisão do procurador Deltan Dallagnol de não entregar seu celular para perícia. Há as questões processuais, os arranjos com Sérgio Moro e com outras instâncias. Mas há uma série de dúvidas extra-processuais.
Razão 1 – poderia conter as negociações para palestras, envolvendo cachês milionários bancados por instituições de mercado, associações e empresas em geral.
Para um inimigo de Deltan que se dispusesse a utilizar o ferramental desenvolvido pela Lava Jato, bastaria levantar o nome de uma empresa, eventualmente beneficiada por decisão sua, e relacionar com algum evento que gerou cachê para ele. Mesmo que não houvesse nenhuma relação de causalidade.
Afinal, até hoje Deltan jamais divulgou a relação de palestras pagas, menos ainda a tal fundação que, segundo ele, seria financiada por suas palestras para combater a corrupção. Até agora, o único dinheiro que tentou direcionar para a fundação foi o da Petrobras. (Nota deste Blog: Quanto à possível - e futura, já que a tal fundação foi em boa hora obstada pelo STF - destinação de tais recursos, clique Aqui).
Razão 2 – as conversas em torno das delações premiadas.
Até hoje, a Lava Jato não se viu com a obrigação de esclarecer as negociações entre o advogado Carlos Zucolotto e Tacla Duran, na qual se diz que o acordo passaria pelo DD. O único nome que se adaptaria à sigla era o de Deltan. Há boa probabilidade de Zucolotto ter se valido disso sem conhecimento de Deltan. Mas, já se diz sobre a mulher de César, que não devem pairar dúvidas. O celular seria uma boa maneira de espanar as dúvidas sobre a conduta de Deltan. (Nota deste Blog: Para conhecer um pouco do caso Tacla Duran, clique Aqui).
De qualquer modo, se todo o conteúdo do celular estiver no dossiê Intercept, resta aguardar as próximas publicações do site.

Nenhum comentário: