O depoimento de Fernando Rodrigues e a inércia do COAF
Por Antônio Barros
Em depoimento à CPI do HSBC, o jornalista Rodrigues disse que o COAF teria se omitido na investigação dos desvios pelo HSBC, filial na Suíça.
Embora o jornalista tenha mantido uma posição aparentemente refratária à divulgação dos dados do HSBC Suíça, inclusive dos nomes dos envolvidos, (...) vê-se que lhe assiste certo grau de razão.
Há anos entendo que o HSBC é o banco internacional de falcatruas, não só na Suíça. Esta é a 'descoberta tardia' que há 6 anos está nos jornais do dito 1º mundo.
Os grandes valores desviados e/ou sonegados no Brasil vão para diversos paraísos fiscais. (...).
Os "bacanas" brasileiros mantêm em BVI, Saint Martin, Aruba, Seychelles, Tobago, Malta, Jersey Islands, Cook Islands, Dubai e outros endereços top level e de nomes chiques, valores só superados pela fina bandidagem "made in USA".
E Fernando Rodrigues disse da clara omissão do COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras, com missão de "Prevenir a utilização dos setores econômicos para a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, promovendo a cooperação e o intercâmbio de informações entre os Setores Público e Privado".
Ocorre que, embora tenha tão importante missão, há anos tem como um dos principais colaboradores o Banco HSBC. Como se lê no documento Relatório de Gestão 2011, encontrado em http://www.coaf.fazenda.gov.br/links-externos/Relatorio%20de%20Gestao%20de%202011_COAF_final.pdf/view , sob o título "Relatorio de Gestao de 2011_COAF_final.pdf"".
O Banco HSBC ministrou em 2011 o curso "Treinamento Operacional em Inteligência Financeira" .
Como em outros anos, HSBC e COAF mantiveram estreita colaboração, a ponto de ser o HSBC o representante de bancos privados na inauguração da sede da COAF em Brasília.
O site COAF informa:
Ao inaugurar nova sede, o COAF lança publicações editoriais e homenageia personalidades
Em 23 de março de 2011, o COAF inaugurou sua nova sede na Quadra 1 do Setor de Autarquias Sul em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades de várias instituições públicas e privadas envolvidas na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo. Na ocasião, o Presidente do Conselho lançou duas publicações do COAF – o Relatório de Atividades 2010 e o livro “Casos & Casos: I Coletânea de Casos Brasileiros de Lavagem de Dinheiro” – e rendeu homenagem a personalidades que se destacaram na área de inteligência financeira.
................
Seria interessante a presença do COAF na CPI do HSBC.
Um comentário:
É uma absurdo essa intimidade do HSBC com o CARF.
Blidou o banco da lavagem por anos.
Postar um comentário