sábado, 28 de janeiro de 2012

QUANDO O ROCK BATEU AS BOTAS


Buddy Holly, Richie Valens e Big Bopper

Charles Hardin Holley (Buddy Holly), um notável cantor e guitarrista de 23 anos incompletos, Richard Steven Valenzuela (Rihcie Valens), um músico mal saído da adolescência (18 anos incompletos) e Jiles Perry Richardson (Big Bopper), um quase "titio" com 29 anos incompletos.

Buddy Holly era o nerd jovial e vivaz, com suas músicas ora dançantes, ora românticas, roqueiro vigoroso e às vezes um cantor country bastante inspirado. Richie Valens era o músico de rock com influências da música mexicana, ainda com um ranço adolescente e uma simplicidade juvenil. E Big Bopper era o roliço com grande senso de humor, cujo som revigora as influências do rock feito em 1954 e 1955, com algumas influências do jazz.

Todos músicos emergentes, promessas de renovação no rock dos EUA, com um grande potencial artístico, notáveis intérpretes e compositores que tiveram carreiras diferentes, mas uma tragédia em comum, em 03 de fevereiro de 1959, num acidente aéreo.

Segundo Raul Seixas, foi o "dia em que o rock bateu as botas", quase a mesma expressão que o cantor folk Don McLean escreveu na música American Pie, "The day the music died". A tragédia que envolveu os três músicos abalou os EUA tanto quanto a tragédia de James Dean quatro anos antes (30 de setembro de 1955), num acidente de carro. Foram choques para a juventude, com a perda precoce e até antes do auge de jovens talentosos e bastante admirados.

No caso dos três músicos, a oportunidade de renovação do rock estadunidense foi abortada, e o país, abalado com a perda prematura de seus novos talentos, mergulhou em outros estilos musicais, como a soul music, o twist e o hully-gully, além do auge do sucesso de canastrões do rock pasteurizado, tipo Pat Boone e Ricky Nelson.

A renovação profunda do rock viria no outro lado do Atlântico, apesar das boas tentativas das bandas de instrumental guitar e de ídolos como Dion DiMucci, Del Shannon e Beach Boys. (Fonte: aqui).

Nenhum comentário: