domingo, 15 de janeiro de 2012

OLD MAGAZINE


O PIRRALHO.

Jornal satírico-literário paulista fundado em 1911 por Oswald de Andrade. A caricatura acima retrata Campos Sales, que presidiu o Brasil de 1898 a 1902. O autor: Voltolino.

2 comentários:

Gleisupersônic's disse...

É interessante que em Teresina também tivemos um jornal com mesmo nome e características desse paulista. A fundação do "O Pirralho" piauiense deu-se em 1934.

O jornal era dirigido em 47 por Francisco Lemos e na redação O.G.Rêgo de Carvalho, Ribamar Silva e Francisco Félix Filho, em 48 a direção com Antonio Lemos Filho e redigido por Francisco Lemos e Jesus Lemos e em 72 na direção Alberoni Lemos, e a redação por conta de Alberoni Lemos Filho e A.Tito Filho),

A história do jornal foi marcada por várias “mortes e ressurgimentos".

Encontrei alguns raros exemplares na Casa Anísio Brito (arquivo público do Piauí, quando pesquisava sobre o humor gráfico piauiense.

Nesse jornal, encontrei o traço do caricaturista Ubiratan Badaró Ribeiro.

Dodó Macedo disse...

Gleisuper,

Valiosíssimo o seu comentário. Uma confissão: lembrei, após lê-lo, de que meu compadre Albert Piauí me falou, nos anos setenta, sobre o Pirralho (do Piauí). Albert era muito amigo do Alberoni Lemos Filho, e com ele batia altos papos. Eu conheci o magrão Alberoni. Acho até que compartilhamos a feitura de um semanário (ou quinzenário) teresinense, o Chapada do Corisco. (Mas devo dizer-lhe que posso estar equivocado sobre a participação do Alberoni no Chapada...).
Seu comentário merece ser convertido em post, e isto será feito.
Muito grato.
Um abraço.