quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ANTEVISÃO DA SENILIDADE


Alzheimer poderá ser detectado dez anos antes

O Mal de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa debilitante, associada à perda de memória, demência e eventualmente perda de funções motoras. Frequentemente é difícil diagnosticá-la antes que ela já tenha progredido em um paciente. De acordo com o Centro Internacional de Alzheimer, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de demência apenas na Europa, sendo que o Alzheimer responde pela maioria dos casos. Durante anos, cientistas em todo o mundo têm tentado encontrar novos tratamentos ou mesmo a cura para ao mal, mas poucos até agora se mostraram realmente efetivos.

Em um novo relatório científico publicado na edição do dia 1º de janeiro deste ano na revista Archives of General Psychiatry, um grupo de pesquisadores suecos mostrou ser possível detectar indivíduos com alto risco de desenvolver Alzheimer dez anos antes de eles apresentarem qualquer sintoma. Se essa técnica mostrar êxito, ela poderia se tornar uma importante ferramenta para tratar futuramente os pacientes.

Para saber um pouco mais sobre o assunto, a Deutsche Welle conversou com Oskar Hansson, professor de neurociência da Universidade de Lund, na Suécia, coautor do estudo.

A entrevista pode ser lida AQUI.

Nenhum comentário: