segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

POR ONDE COMEÇAR A REFORMA POLÍTICA


"O modelo de campanha baseado no dinheiro das grandes empresas já é um ato de corrupção permitido pela lei. O fato de a lei autorizar não reduz o que há nisso de lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Nunca há uma doação empresarial sem interesse econômico."


A opinião é de Márlon Reis, juiz de Direito, coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE - e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, em entrevista concedida ao site Congresso Em Foco - AQUI .

A propósito, a OAB nacional ingressou no STF com Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do financiamento empresarial de campanhas políticas, que compromete o Estado Democrático de Direito em razão de se sobrepor à vontade dos eleitores. Em abril passado, quando o julgamento apresentava o placar de 6 a 1 em favor da inconstitucionalidade do financiamento de campanhas por empresas - ou seja, a questão já estava resolvida -, o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo, e até o momento, oito meses depois, não se manifestou e não foi cobrado quanto a tal situação pelo STF ou pelos 'formadores de opinião' que pululam pela chamada grande imprensa.

Quousque tandem?.

Nenhum comentário: