quinta-feira, 17 de abril de 2014

SOBRE PESQUISAS DIVULGADAS E PESQUISAS SONEGADAS

                  Percentuais eleitorais Vox Populi. Fonte: CartaCapital.

Os percentuais acima dizem respeito à pesquisa Vox Populi divulgada dois dias atrás sobre a corrida eleitoral: Dilma Rousseff, com 40%, se reelegeria no primeiro turno,  contra Aécio Neves (16%) e Eduardo Campos (8%).

Saiu hoje a pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Globo, mas os percentuais dos candidatos foram sonegados pelo Jornal Nacional, que pinçou da pesquisa o que lhe interessava: a avaliação (com viés negativo) sobre a administração e o grau de confiança em Dilma.

Para conhecer os percentuais dos candidatos apurados pelo Ibope, só mesmo recorrendo, por exemplo, ao Jornal da Band, no âmbito da TV, ou para o UOL, da Folha de São Paulo - aqui -, que mostra Dilma Rousseff com 37%, Aécio com 14% e Campos com 6%.

Ambas as pesquisas mostram Dilma Rousseff sendo eleita no primeiro turno, mas quem assistiu ao JN desconhece a particularidade.

O curiosíssimo comportamento da Globo, porém, não deve causar estranheza. Afinal, como disse o jornalista João Carlos Albuquerque na ESPN, a propósito de anúncio enganoso da CEMIG sobre  aumento da tarifa de energia elétrica em Minas Gerais - aqui -: "Em ano eleitoral o jogo é rasteiro.".

Nenhum comentário: