sexta-feira, 18 de novembro de 2011

POLUIÇÃO EM MARÉ MANSA (VI)


A quantidade de óleo que vazou do poço da Chevron-Texaco na Bacia de Campos é quase trinta vezes superior à estimada pela empresa; o jornal The Guardian informa que parte dos equipamentos utilizados pela Chevron é obsoleta; só a Globo sobrevoou a área, sendo que a primeira missão se deu com aeronave de propriedade da Chevron; a coletiva de imprensa dada pela direção da Chevron teve uma só presença: a da Globo.

Ricardo Boechat, no Jornal da Band, denunciou a exclusividade dada à rede Globo pela Chevron. 

Vejamos o que diz Milton Temer: "Jornal Nacional 'esfria' crime ambiental da Chevron - O Jornal da Band já havia dado a pista. Sem nomear, denunciava ter sido censurado na cobertura do vazamento de óleo no poço da Chevron, por 'outra empresa de televisão, a única a ter acesso à cobertura no local do vazamento e à coletiva da direção da empresa'. Burrice não citar a Globo como a privilegiada. Ou timidez. Mas deixou no ar a questão: 'qual a razão da intimidade entre a emissora e a empresa responsável pelo crime ambiental?'.

No Jornal Nacional ficou tudo explicado. A Globo, em parceria com a empresa, tratou de dar uma 'esfriada' no assunto, quase dizendo que tudo já estava resolvido. De carona no helicóptero, o secretário performático Carlos Minc, deixando no ar a extensão da cumplicidade à Secretaria de Meio Ambiente. Sempre os mesmos, com os mesmos métodos de distorção, ou omissão, de informação.
A razão da intimidade entre a Globo e a Chevron não foi desvendada.'" (Blog LutaQueSegue).

Nenhum comentário: