domingo, 28 de agosto de 2011

MOSTRA SAUL STEINBERG


Pinacoteca-SP expõe "Saul Steinberg - As aventuras da linha"

Depois de uma temporada carioca, a exposição "Saul Steinberg - As aventuras da linha" estará na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), a partir de 3 de setembro, estendendo-se até 6 de novembro. Com cerca de 110 desenhos do mestre Steinberg (1914-1999), que ainda influencia novas gerações de cartunistas e desenhistas, a mostra apresenta obras dos anos 1940 e 1950 e tem a curadoria da historiadora Roberta Saraiva.

2011 virou um ano steinberguiano no Brasil. Além da restrospectiva, o IMS lançou um catálogo e o livro de memórias "Reflexos e sombras", nascido de conversas com o escritor e amigo italiano Aldo Buzzi.

"Saul Steinberg ficou conhecido por, usando às vezes uma única linha, questionar em seus desenhos o papel das rotinas, a vida que levamos. A exposição revela ainda um pouco da lógica do trabalho do artista: o aspecto 'serial' de sua criação", diz a apresentação da mostra.

Não é a primeira vez que as obras do artista romeno, naturalizado americano, vêm ao Brasil. A amizade com a arquiteta Lina Bo Bardi possibilitou uma individual no Museu de Arte de São Paulo (Masp), em 1952, com parte dos trabalhos expostos, meses antes, nas galerias Sidney Janis e Betty Parsons, em Nova Iorque. Desenhos do périplo brasileiro de Steinberg poderão ser vistos na Pinacoteca.

Nenhum comentário: