terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

APOCALIPSE À ESPREITA


Os senadores republicanos estariam resistindo a aprovar o Pacote Obama sob o argumento de que a crise sistêmica americana não é tão grave como Barack Obama apregoa.

Há quem julgue que os republicanos agem assim por vislumbrar que os democratas, com o dito Pacote, lograrão salvar a economia tal como aquele piloto conseguiu pousar o boeing no rio Hudson, em Nova York...

Todos deveriam dar crédito a um certo analista econômico que, implacável, vem "cantando a pedra" desde o início da década, alertando para as consequências do descontrole do mercado (que se vinha especializando na formação de "bolhas" especulativas a seu arbítrio), advertindo o famoso Alan Greenspan, todo-poderoso e quase vitalício xerife do Tesouro Americano da era Bush, que impediu, aí por 2002, a instalação de comissão criada pelo Congresso americano com o objetivo de enquadrar o tal mercado, permitindo que a festa prosseguisse numa boa.

O nome do analista é Nouriel Roubini (foto acima). Acertou todas as previsões: estouro do sub-prime (hipotecas fajutas), quebradeira dos bancões e grandes corretoras, desemprego, rombo nos cofres estatais para socorrer os "bastiões da livre iniciativa". E prevê que o desastre se alastrará pelos (restantes) fundos hedge, operadoras de cartões, empréstimos automotivos...

O pior é que Roubini não previu que o sistema será salvo por eventual pacote. (Paul Krugman, nobel de economia 2008, afirmou há poucos dias que "Bancos poderão ser salvos, mas não tenho certeza se o sistema será recuperado").

Roubini, de tão acertador de desastres, foi batizado de Mister Apocalypse.

Quando Barack Obama diz que a cada dia a economia americana se aproxima de mais tragédias não está fazendo jogo de cena; está sendo fustigado por uma terrível ameaça apocalíptica.

Nenhum comentário: